O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

39 | II Série A - Número: 102 | 23 de Abril de 2009

se no ângulo Sudeste do claustro. Reconstruído pela terceira vez em 1704, após um incêndio, o templo apresenta nave de planta quadrada.
Pedra da Escrita (IIP Imóvel de Interesse Público 35 532, DG 55, de 15-03-1946) – Trata-se de um monumento constituído por um penedo seccionado verticalmente, tendo a face plana, voltada ao nascente, completamente coberta de gravuras, excepto em duas zonas, das quais se desagregou uma camada granítica superficial, perdendo-se assim os sinais que certamente ali existiriam também Os petróglifos ali gravados são de 3 espécies: circunferências simples e concêntricas, sinais quadrangulares (em xadrez) e covinhas (fossetes).

4. Actividade cultural 1. São Pedro do Sul tem uma vida cultural que é garantida pelas muitas associações de carácter recreativo que alimentam as tradições e impulsionam o lazer de maneira formativa: Tocata – Grupo de Cordas de São Pedro do Sul, a Associação Cultural de Drizes, o Rancho Folclórico as Lavradeiras de Negrelos, Associação Cultural e Recreativa de Negrelos, o Grupo de Bombos e Tarolas de Negrelos, a Associação Unidos da Estação, a Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo, a Clube de São Pedro do Sul, o Cénico – Grupo de Teatro Popular, a Sociedade Musical Filarmónica Harmonia de S. Pedro do Sul, a União Desportiva Sampedrense, o Clube Desportivo de Drizes, o Clube de Caça e Pesca de Lafões a Associação de Educação Física e Desporto de São Pedro do Sul, a Demola, a Associação Académica Footlafões, a Associação Cultural e Recreativa Social do Bairro da Ponte e a Associação de Solidariedade Social de Lafões. De todas estas associações e grupos destaca-se o Grupo de Cantares de Manhouce pela expressão nacional que conseguiu enquanto embaixador do folclore da região de Lafões, bem como o grupo Alafum.
2. Existem no concelho de S. Pedro do Sul várias festas e romarias que retratam costumes e devoções que hoje se constituem como marcas de uma cultura popular de características particulares. É o caso da romaria a S. Macário, a festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, a festa em honra de Nossa Senhora da Nazaré, a festa de Nossa Senhora da Saúde, a Festa de Santa Luzia, a festa da Senhora da Guia, a festa da Santa Eufémia, ou a festa do orago S. Pedro.
Sem querer criar contraste, em Agosto, a freguesia de Carvalhais recebe o Festival das Andanças que traz ao concelho de S. Pedro do Sul milhares de forasteiros que ali experimentam novas formas de expressão corporal, uma nova maneira de ―construir e reinventar romaria‖.
3. S. Pedro do Sul conta como um dos seus filhos dilecto o poeta António Corrêa de Oliveira (São Pedro do Sul, 1878 - Antas, 1960). Grande poeta neogarrettista, foi um dos cantores do Saudosismo, juntamente com Teixeira de Pascoaes e outros. Ligado aos movimentos culturais do Integralismo Lusitano e da revista Águia, Atlântida, Ave Azul e Seara Nova. Foi sócio da Academia de Ciências. Com uma obra extensa – entre outras: Ladainha (1897), Eiradas (1899), Tentações de S. Frei Gil (1907), Alma Religiosa (1910), A Criação. Vida e História da Árvore (1913), A Minha Terra (1915-1917), Na Hora Incerta (Viriato Lusitano) (1920), Verbo Ser e Verbo Amar (1926), Mare Nostrum (1939) História Pequenina de Portugal Gigante (1940), Aljubarrota ao Luar (1944), Azinheira em Flor (1954), inúmeros textos seus foram escolhidos para os livros únicos de língua portuguesa do sistema de ensino primário e secundário. Foi o primeiro Português a ser nomeado para o prémio Nobel. Os cidadãos de S. Pedro do Sul devotaram-lhe homenagem ao erigir-lhe um busto em 1955.
4. Enquanto equipamento cultural, o concelho conta com o Cine Teatro, edifício da primeira metade do século XX. Recebeu obras de recuperação e beneficiação sendo palco, hoje, das mais diversas iniciativas das artes do espectáculo.
Do seu acervo patrimonial cultural conta também a Biblioteca Municipal e a Biblioteca do Balneário de Rainha Dona Amélia, nas Termas e ainda, um Museu termal.
5. O concelho conserva algumas actividades artesanais, nomeadamente a cestaria, as rendas, a moagem, a pirotecnia, a tanoaria, a tecelagem de linho, trabalhos em pele e em pedra e a confecção de trajes tradicionais.

5. Comunicação social S. Pedro do Sul tem meios de comunicação social à sua dimensão. Ali se publicam dois jornais: o Jornal Notícias de Lafões e a Gazeta da Beira. Conta também, com uma rádio local, a Rádio Lafões.

Páginas Relacionadas
Página 0040:
40 | II Série A - Número: 102 | 23 de Abril de 2009 6. Infra-estruturas e equipamentos 1. A
Pág.Página 40
Página 0041:
41 | II Série A - Número: 102 | 23 de Abril de 2009 O PSD alertou, em tempo, para a manifes
Pág.Página 41