O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009

Com o fim da era da pesca do bacalhau, os pescadores locais abraçaram a pesca de arrasto e de cerco, e a pesca artesanal, no estuário do rio Mondego, está a procurar reabilitar-se com as novas infra-estruturas oferecidas pelo recentemente construído «portinho da Gala».
O povoado da Cova e da Gala pertenceram administrativamente à freguesia de Lavos, até 1985, e o Cabedelo e parte da Morraceira pertenciam à freguesia de São Julião.
Em 1974 os habitantes da Cova e da Gala, da freguesia de Lavos, apresentaram ao Ministro da Administração Interna uma petição para a criação da freguesia de São Pedro.
Em 1978 foi apresentado por um grupo de Deputados do Partido Socialista o primeiro projecto de lei (n.º 154/X (1.ª)) para a criação da freguesia da Cova Gala, vindo a sofrer subsequentemente algumas alterações, como a substituição do título para freguesia de São Pedro e a definição dos seus limites.
Porém, só em 1984 foi apresentado pelos Deputados do Partido Socialista o projecto de lei definitivo (n.º 315/III) para a criação dessa nova freguesia, tendo o mesmo sido aprovado na reunião plenária da Assembleia da Republica de 11 de Julho de 1985. A criação da freguesia de São Pedro, no concelho da Figueira da Foz, ficou, assim, consagrada na Lei n.º 96/85, de 9 de Outubro.

Características geográficas e demográficas: Esta freguesia tem uma área de 89 hectares e situa-se na margem esquerda do rio Mondego, integrando as cinco freguesias da cidade da Figueira da Foz, de cujo centro dista cinco quilómetros, e confronta, a norte, com as freguesias de São Julião e Vila Verde, a nascente, com a Ilha da Morraceira, a sul, com a freguesia de Lavos e, a poente, com o Oceano Atlântico.

Situação socioeconómica: Na década de 80 esta freguesia era um areal imenso, polvilhado de casas, na sua maioria de primeiro piso, com muito pouco ordenamento e infra-estruturas básicas e arruamentos praticamente inexistentes, com os habitantes a viver essencialmente da pesca e dos estaleiros navais e com um reduzido comércio (mercearias, lojas de vinhos e petiscos, dois cafés na Cova e dois cafés na Gala). Apesar do esforço dos seus autarcas, nos anos 90 do século passado a freguesia de São Pedro continuava a ser uma das mais carenciadas do concelho da Figueira da Foz.
Apesar de tudo, devido às boas perspectivas de futuro, com novos e empreendedores empresários a abrirem modernas indústrias e comércios, com a recente instalação do porto de pesca e a abertura do Hospital Distrital da Figueira da Foz, a freguesia dinamizou-se e desenvolveu-se nos últimos 15 anos e os seus actuais quatro mil habitantes dispõem ali do essencial para as suas vidas.
O turismo assume uma importância especial no Verão, com o regresso dos emigrantes naturais desta freguesia e com os forasteiros que alugam casas para férias ou utilizam os dois parques de campismo ali existentes e com cinco quilómetros de praias de areias brancas e finas e de dunas protegidas que possuem todas as infra-estruturas necessárias de lazer. A praia do Cabedelo, no seu extremo norte, é eleita para a prática de surf, de windsurf, bodyboard ou de kitesurf, tendo já recebido campeonatos mundiais destas modalidades, e dispõe de uma escola de surf.

Infra-estruturas e equipamentos colectivos: A freguesia de São Pedro possui, em toda a sua área habitacional, arruamentos na totalidade asfaltados, recolhas de lixo diárias, redes de água, electricidade, gás natural e TV por cabo, bem como esgotos domésticos e pluviais e dispõe uma moderna estação de tratamento de águas residuais.
Na indústria possui empresas de montagem de carroçarias, artefactos de cimento, metalização, tintas, processamento, embalagem e congelação, conservas de peixe, plásticos, metalomecânica, carpintaria, telecomunicações, embalagens, cerâmica, reciclagem de vidro, bordados e betão.
Na construção naval existem os Estaleiros Navais do Mondego, os da Figueira da Foz e os da CPT Portuários, dispondo para a pesca de arrastões, traineiras, barcos de pesca artesanal de mar e de rio, lota e porto de pesca.
A extracção de sal faz-se em cinco salinas e a actividade da aquacultura desenvolve-se em exploração piscícola e viveiros.

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 PROJECTOS DE LEI N.OS 38, 127, 180, 192/X
Pág.Página 2
Página 0003:
3 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Distrito do Porto: Projecto de lei n.º 12
Pág.Página 3
Página 0004:
4 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Palácio de São Bento, 19 de Maio de 2009
Pág.Página 4
Página 0011:
11 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 PROJECTO DE LEI N.º 707/X /4.ª) (ELEVAÇÃ
Pág.Página 11
Página 0070:
70 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 «2 — Na falta de fixação do dia, os dipl
Pág.Página 70
Página 0071:
71 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Localização e aspectos demográficos: A v
Pág.Página 71
Página 0072:
72 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 É subscrita por 11 Deputados, respeitand
Pág.Página 72