O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

42 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009

A Igreja, que sofreu alterações em épocas sucessivas, apresenta pinturas e azulejos seiscentistas, azuis e brancos dos tipos enxequetado e padrão, contém imaginária do século XV ao século XVIII e talha dourada setecentista. Existe também uma nova igreja matriz, de cunho moderno.
Um outro monumento de interesse público existente no Olival é a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que foi reedificada em 1578 e junto da qual funcionou uma albergaria fundada no século XV por Diogo da Praça. São ainda de assinalar várias casas e quintas apalaçadas, algumas com vários séculos, duas fontes centenárias e moinhos de água.
No Olival nasceram várias personalidades ilustres, nomeadamente Joaquim José Saraiva, que, em 1804, foi nomeado último bispo da diocese de Pequim, do antigo padroado português do Oriente, e também muitos outros eclesiásticos que se destacaram pela sua cultura e obra social prestadal, bem como três Presidentes da Câmara Municipal de Ourém no século XX (Capitão Joaquim Vieira Justo, Dr. Carlos Vaz Faria Almeida e Dr.
Acácio Sampaio Paiva, o qual também foi Governador Civil de Leiria) e ali viveu o poeta Acácio de Paiva.

Equipamentos, serviços e associações: Para além do edifício oitocentista da sede da junta de freguesia e de cemitério, recentemente alargado, Olival dispõe de posto de assistência médica (extensão do Centro de Saúde de Ourém, com serviço de assistência médica e serviço de enfermagem e extensão de laboratório de análises clínicas), farmácia, casas do povo e dos pescadores, «Centro de Apoio Social do Olival» a idosos, com serviço de apoio domiciliário, «Centro Cultural e Recreativo do Olival», com campo de futebol, Grupo Cultural e Recreativo da Barrocaria, União Desportiva da Ventilharia e Montalto, Grupo de Teatro «Movimento Pró Palco», Rancho Folclórico «Os Moleiros da Ribeira», com pavilhão multiusos, «Agrupamento de Escuteiros n.º 1142-Olival», «Associação de Caçadores Moinhos de Vento», com campo de tiro aos pratos, «Grupo Coral Polifónico», «JAGRO, Junta de Agricultores do Olival», com sede na «Casa do Pataco», biblioteca com sala de reuniões, museu etnográfico com azenha, parque infantil, parque de lazer com zona de merendas e recinto polidesportivo descoberto.
Olival dispõe também de estação dos CTT e de uma caixa de ATM, multibanco.
No Olival realiza-se um mercado semanal, com tradição secular, e existem ainda um turismo de habitação, restaurantes (seis), cafés e snack-bares (seis), padarias (duas), uma pastelaria com fabrico próprio, um talho e charcutaria, uma loja de produtos alimentares congelados, minimercados e mercearias (seis), comércio de gás (dois), empresa de máquinas de terraplanagem (quatro), oficina de mármores e cantarias (dois), um centro de inspecções periódicas automóveis, um posto de abastecimento de combustíveis, oficinas de reparação de automóveis (três), oficinas de reparação de bicicletas e motorizadas (três), oficina de serralharia e alumínios (85), um estabelecimento de venda de electrodomésticos, oficina de instalações e reparações eléctricas; empresa de venda de materiais de construção (duas), empresa de transportes e mudanças de longo curso (duas), empresa de transportes de mercadorias (duas), uma venda de mobiliário, oficinas de carpintaria e marcenaria (cinco), estâncias de madeiras (três), floristas (duas), viveiros de plantas e jardinagem (dois), aviários (dois), uma sapataria, uma loja de lavores e capelista, venda de artigos de vestuário (duas), um salão de barbearia, uma papelaria e livraria, agência de seguros (dois), gabinete de contabilidade (dois) e uma agência funerária.
Na área da escolaridade obrigatória, no Olival existem uma creche/jardim-de-infância e ATL e uma escola básica do 1.º ciclo.
Olival encontra-se abrangido pela rede de transportes colectivos da Rodoviária do Tejo e dispõe ainda de praça de táxis, com seis viaturas.
Existe ainda um aviário no Olival e estão para ali previstos um novo edifício escolar, um lar de repouso para a terceira idade, uma creche, uma clínica hospitalar de cuidados continuados, um pavilhão gimnodesportivo, um campo de ténis e um campo de futebol de salão com piso sintético.

1.2 — Face ao exposto, designadamente porque este projecto de lei mereceu o apoio unânime da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia do Olival, bem como também da Câmara Municipal de Ourém e foi apoiado por maioria absoluta (só um voto contra) pela Assembleia Municipal de Ourém, os autores apresentam, ao abrigo das disposições constitucionais, legais e regimentais aplicáveis, este projecto de lei para que a localidade de Olival, no concelho de Ourém, seja elevada à categoria de vila.

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 PROJECTOS DE LEI N.OS 38, 127, 180, 192/X
Pág.Página 2
Página 0003:
3 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Distrito do Porto: Projecto de lei n.º 12
Pág.Página 3
Página 0004:
4 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Palácio de São Bento, 19 de Maio de 2009
Pág.Página 4
Página 0010:
10 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 PROJECTO DE LEI N.º 697/X (4.ª) (ELEVAÇÃ
Pág.Página 10
Página 0041:
41 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 PROJECTO DE LEI N.º 697/X (4.ª) (ELEVAÇÃ
Pág.Página 41
Página 0043:
43 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 II — Apreciação da conformidade com os
Pág.Página 43