O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

77 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009

De ordem histórica: São testemunhos da antiguidade das origens de S. Pedro do Sul os topónimos antroponímicos de origem germânica de algumas das suas freguesias que se referem a anteriores villae romanae, mas as referências mais antigas à vila constam dos registos do antigo concelho de Lafões, mandado povoar em 1040 e ao qual foi dado foral por D. Dinis. Existe também diversa documentação tabeliónica que indica circulação de propriedade desde o século XI entre os senhorios locais ou entre estes e os domínios monásticos importantes da época (Salzedas; S. João de Tarouca; Paço de Sousa; Ordem do Hospital; cabidos da Sé de Coimbra e da Sé do Porto).
A documentação medieval regista a existência de mosteiros locais, o mais antigo dos quais foi o de S.
Cristóvão de Lafões, fundado ou reedificado por D. João Peculiar, Bispo do Porto († 1175), estando a história do concelho de S. Pedro do Sul intrinsecamente ligada à da velha «Villa do Banho» em cujas Caldas se curou o rei D. Afonso Henriques, cujo foral lhe foi concedido também por este, e onde teve solar a antiga e ilustre linhagem dos Almeidas.
A actual configuração do concelho de S. Pedro do Sul resulta da reorganização administrativa feita no século XIX por Mouzinho da Silveira, congregando as antigas vilas do Sul (forais de D. Duarte, D. Dinis e de D.
Manuel-1514; perdeu o estatuto de concelho em 1853) e a «vila do Banho», posteriormente denominada de Caldas de Lafões (concelho extinto em 1836).
Acerca do topónimo S. Pedro do Sul diz uma lenda popular que uma imagem de S. Pedro, de uma capela situada no lugar de sul, teria descido o rio durante uma cheia e os populares conseguiram retirar essa imagem das águas, tendo-a reconhecido como «S. Pedro de Sul» e daí a designação.

De ordem económica: Tendo a vida económica deste concelho sido marcada durante a primeira metade do século XX pela exploração do estanho e do volfrâmio, cujas minas ainda hoje estão referenciadas, actualmente as principais actividades económicas locais são a exploração florestal e produção e transformação de produtos avícolas, bem como a pastorícia e a criação de gado. Digno de registo é igualmente o cultivo de vinha característica da zona («vinha de enforcado»), que dá origem a uma espécie de vinho verde apelidado de «vinho verde de S.
Pedro do Sul».
Nos últimos anos desenvolveram-se também o comércio, designadamente com várias feiras — a Feira Velha (mensal); a Feira Nova (mensal); a Feira de Santa Cruz da Trapa e de Manhouce (Mensais) e a Feira de Sul (aos domingos) — e a indústria que conta com dois parques industriais: o Parque Industrial do Alto Barro (na freguesia de Bordonhos e Carvalhais) e o Parque Industrial de Bordonhos (na freguesia de Bordonhos).
As Termas de S. Pedro do Sul, que foram recentemente distinguidas pela revista espanhola Thermaespa como o melhor complexo termal ibérico, têm, ao longo do tempo desempenhado um papel relevante para o desenvolvimento e crescimento turístico do concelho. Localizadas na freguesia da Várzea, as suas águas caracterizam-se por serem sulfúreas sódicas e muito radioactivas e o seu uso remonta à época romana no designado Balneum. Ligadas ao longo da história a reis que a elas recorreram, como D. Afonso Henriques e D.
Manuel, também a Rainha D. Amélia a elas recorreu para a cura dos seus males, tendo a partir de 1895 as Caldas de Lafões passado a designar-se por Caldas da Rainha D. Amélia. Com o advento da República, o local passou a ter a denominação actual de Termas de S. Pedro do Sul. Com um novo e amplo centro termal inaugurado em 1987 e, desde meados de Setembro de 2001, dotado do mais moderno equipamento para a prática das várias técnicas de tratamento termais, as Termas de S. Pedro do Sul foram recentemente remodeladas, com a inclusão de mais quatro novas piscinas e novos equipamentos (Bertholaix, Pedidaix, Hidropressoterapia, hidromassagens fixas, duche D`Aix, duche circular), passando a dispor de uma capacidade instalada que poderá ir aos 45 000 utentes por ano.

Património monumental: Do vasto património histórico-cultural existente na vila de S. Pedro do Sul destaca-se a Piscina de D.
Afonso Henriques (monumento nacional desde 1938), mais conhecida por «Banho» ou «Caldas de Lafões», localizada nas actuais Termas de S. Pedro do Sul; Igreja da Misericórdia, do século XVIII, com fachada barroca e rico interior de linguagem rococó; Palácio de Reriz (imóvel de interesse público desde 1977), de arquitectura barroca do primeiro quartel do século XVIII; Convento de São José (imóvel de interesse público

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 PROJECTOS DE LEI N.OS 38, 127, 180, 192/X
Pág.Página 2
Página 0003:
3 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Distrito do Porto: Projecto de lei n.º 12
Pág.Página 3
Página 0004:
4 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Palácio de São Bento, 19 de Maio de 2009
Pág.Página 4
Página 0011:
11 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 PROJECTO DE LEI N.º 707/X /4.ª) (ELEVAÇÃ
Pág.Página 11
Página 0070:
70 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 «2 — Na falta de fixação do dia, os dipl
Pág.Página 70
Página 0071:
71 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 Localização e aspectos demográficos: A v
Pág.Página 71
Página 0072:
72 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009 É subscrita por 11 Deputados, respeitand
Pág.Página 72