O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009

5 — A dispensa de serviço para frequência de aulas prevista no n.º 2 do presente artigo poderá ser utilizada de uma só vez ou fraccionadamente e depende da duração do trabalho semanal, nos seguintes termos: a) Duração de trabalho entre vinte e vinte e nove horas – dispensa até quatro horas; b) Duração de trabalho entre trinta e trinta e três horas – dispensa até cinco horas; c) Duração de trabalho entre trinta e quatro e trinta e sete horas – dispensa até seis horas; d) Duração de trabalho igual ou superior a trinta e oito horas – dispensa até oito horas.

6 — O período normal de trabalho de um trabalhador-estudante não pode ser superior a oito horas por dia e a quarenta horas por semana, no qual se inclui o trabalho suplementar, excepto se prestado por casos de força maior.
7 — Exceptua-se do estipulado no número anterior o caso dos trabalhadores por turnos, aos quais se aplica o regime previsto no artigo 4.º.

Artigo 4.º Regime de turnos 1 — Ao trabalhador-estudante que preste serviço em regime de turnos são garantidos os direitos previstos pelo artigo anterior.
2 — O trabalhador-estudante por turnos tem direito de preferência na ocupação de postos de trabalho compatíveis com a sua aptidão profissional e com a possibilidade de participar nas aulas que se proponha frequentar.
3 — O trabalhador-estudante por turnos tem direito de preferência na escolha dos turnos respectivos, de forma a poder frequentar as aulas.
4 — O período normal de trabalho do trabalhador por turnos não pode ser superior a 40 horas semanais, exceptuando-se os casos em que o trabalhador-estudante o deseje, através de trocas efectuadas com os seus colegas de trabalho.

Artigo 5.º Prestação de provas de avaliação 1 — O trabalhador-estudante tem direito a ausentar-se, sem perda de vencimento ou de qualquer outra regalia, para prestação de provas de avaliação, nos seguintes termos: a) Até dois dias por cada prova de avaliação, sendo um o da realização da prova e o outro o imediatamente anterior, incluindo sábados, domingos e feriados; b) No caso de provas em dias consecutivos ou de mais de uma prova no mesmo dia, os dias anteriores serão tantos quantas as provas de avaliação a efectuar, aí se incluindo sábados, domingos e feriados; c) Os dias de ausência referidos nas alíneas anteriores não poderão exceder um máximo de quatro por disciplina no caso das disciplinas semestrais e de seis por disciplina no caso das disciplinas anuais.

2 — Consideram-se justificadas as faltas dadas pelos trabalhadores-estudantes na estrita medida das necessidades impostas pelas deslocações para prestar provas de avaliação.
3 — As entidades empregadoras podem exigir, a todo o tempo, prova da necessidade das referidas deslocações e do horário das provas de avaliação de conhecimentos.
4 — Para efeitos da aplicação do presente artigo, consideram-se provas de avaliação todas as provas escritas e orais, incluindo exames, bem como a apresentação de trabalhos, quando estes as substituam.

Páginas Relacionadas
Página 0004:
4 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009 PROJECTO DE LEI N.º 880/X (4.ª) CRIA O E
Pág.Página 4
Página 0005:
5 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009 épocas especiais de exame, serviços esco
Pág.Página 5
Página 0006:
6 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009 condição de trabalhador-estudante que os
Pág.Página 6
Página 0008:
8 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009 Artigo 6.º Férias e licenças 1 — Os trab
Pág.Página 8
Página 0009:
9 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009 9 — Os trabalhadores-estudantes têm dire
Pág.Página 9
Página 0010:
10 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009 3 — No ensino secundário, as disciplina
Pág.Página 10
Página 0011:
11 | II Série A - Número: 156 | 11 de Julho de 2009 Artigo 16.º Divulgação O presente estat
Pág.Página 11