O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

83 | II Série A - Número: 011 | 5 de Dezembro de 2009

Os Deputados do PSD: José Pedro Aguiar Branco — Hugo Velosa — Teresa Morais — Luís Marques Guedes — José Eduardo Martins — Pedro Duarte — Luís Montenegro — Rosário Águas — Agostinho Branquinho.

———

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 23/XI (1.ª) CARTA DA TERRA

As celebrações do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), de acordo com o proclamado pela Assembleia das Nações Unidas, abarcam o triénio 2007-2009, e inserem-se na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), actualmente a decorrer.
Esta é uma data oportuna para afirmar estes princípios e valores.
À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma só comunidade na Terra, com um destino comum. Devemos conjugar forças para gerar uma sociedade global sustentável, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça económica e numa cultura da paz. Para alcançar este propósito é imperativo que nós, os povos da terra, declaremos a nossa responsabilidade uns para os outros, para com a grande comunidade da vida e para com as gerações futuras.
Isto afirma a Carta da Terra, que surgiu precisamente como uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século XXI, que seja justa, sustentável e pacífica.
A ideia de redacção da Carta surgiu em 1987, através dum apelo da Comissão Mundial das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento e foi um dos assuntos não concluídos da ECO 92.
Em 1994 o secretário-geral da ECO 92 e presidente do Conselho da Terra e o presidente da Cruz Verde Internacional lançaram nova iniciativa da Carta da Terra e em 1997 foi formada a Comissão da Carta da Terra.
O processo de redacção da Carta da Terra foi considerado o processo de consulta mais aberto e participado alguma vez realizado no âmbito de uma declaração internacional. O documento ficou concluído em 2000, num encontro realizado nas instalações da UNESCO.
Entre as cerca de 2500 organizações que apoiam/subscrevem a carta conta-se, para além da UNESCO, a World Conservation Union (IUCN), o WWF International, o Millenium NGO Forum, o ICLEI — International Council of Local Governments for Sustainability, o European Environmental Bureau, o Instituto Paulo Freire, o Clube de Budapeste, o Green Belt Movement, World Resources Institute.
Entre os apoiantes/subscritores estão também, sobretudo desde 2007, parlamentos, ministros e governos de alguns países. O Ministro do Ambiente Brasileiro assumiu um acordo formal com o secretariado da Earth Charter International e uma ONG brasileira de direitos humanos, para a promoção da Carta da Terra nos vários sectores da sociedade brasileira e a nível internacional. O Senado da Austrália e o Governo do México encontram-se entre os aderentes.
Mais de 400 vilas e cidades aprovaram resoluções de subscrição da Carta da Terra. Desde Oslo, a Munique, passando por Calgary.
Em Portugal os apoiantes/subscritores que deram o aval à Carta da Terra incluem, nomeadamente e até ao momento, o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, a ASPEA — Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Instituto Português de Ecologia, a cidade de Almada e a Assembleia Municipal de Lisboa.
O aval à Carta da Terra significa um compromisso com a visão e com os objectivos do documento, assim como um compromisso de trabalho em prol da implementação dos valores e princípio da Carta e a disponibilidade para cooperar com outros neste esforço.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, delibera:

a) Expressar a sua adesão aos princípios da Carta da Terra;

Páginas Relacionadas
Página 0079:
79 | II Série A - Número: 011 | 5 de Dezembro de 2009 património ou modo de vida provir de
Pág.Página 79
Página 0080:
80 | II Série A - Número: 011 | 5 de Dezembro de 2009 Procedeu-se ao alargamento do prazo d
Pág.Página 80
Página 0081:
81 | II Série A - Número: 011 | 5 de Dezembro de 2009 Artigo 373.º Corrupção passiva em raz
Pág.Página 81
Página 0082:
82 | II Série A - Número: 011 | 5 de Dezembro de 2009 Corrupção passiva em razão das funçõe
Pág.Página 82