O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

41 | II Série A - Número: 025 | 22 de Janeiro de 2010

destaque entre os heróis da revolta republicana do Porto. Daí que para os sargentos portugueses, o 31 de Janeiro seja uma data com especial significado.
Desde há vários anos, especialmente desde as comemorações do centenário do 31 de Janeiro que foi assinalado com uma sessão solene do Plenário da Assembleia da República, que a Associação Nacional de Sargentos tem vindo a apelar à Assembleia da República para que delibere consagrar o 31 de Janeiro como Dia Nacional do Sargento.
O PCP entende que a consagração desse Dia Nacional tem inteiro cabimento. Os sargentos de Portugal desempenham um papel muito relevante no funcionamento das Forças Armadas e cumprem o seu dever para com o país com honra e com um empenho que é justo reconhecer.
A dignificação do estatuto dos sargentos, justamente exigida por estes, não se obtém meramente através de iniciativas simbólicas como a que presentemente se propõe. No entanto, a criação de um Dia Nacional do Sargento, para além de exprimir o reconhecimento do Estado Português em relação ao labor destes cidadãos militares, representa também uma oportunidade para que, em cada ano, seja consagrada uma data especialmente dedicada à reflexão e ao debate sobre a condição dos sargentos e a sua dignificação.
Nestes termos, o Grupo Parlamentar do PCP apresenta o seguinte Projecto de Resolução: A Assembleia da República aprova a consagração do dia 31 de Janeiro como Dia Nacional do Sargento e recomenda ao Governo que, em colaboração com as Forças Armadas Portuguesas e com as associações representativas dos Sargentos, promova em cada ano, iniciativas destinadas a assinalar essa data, salientando o seu significado histórico e enaltecendo o papel dos Sargentos e os serviços por estes prestados às Forças Armadas e ao país.

Assembleia da República, 19 de Janeiro de 2010.
Os Deputados do PCP: António Filipe — Agostinho Lopes — Bernardino Soares — Jerónimo de Sousa — Jorge Machado — Rita Rato — João Oliveira — Miguel Tiago — Bruno Dias — Paula Santos — Honório Novo — José Soeiro.
A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas
Página 0035:
35 | II Série A - Número: 025 | 22 de Janeiro de 2010 Facilmente se compreende que as assoc
Pág.Página 35
Página 0036:
36 | II Série A - Número: 025 | 22 de Janeiro de 2010 política energética, considerando a a
Pág.Página 36
Página 0037:
37 | II Série A - Número: 025 | 22 de Janeiro de 2010 recursos hídricos e a biodiversidade,
Pág.Página 37
Página 0038:
38 | II Série A - Número: 025 | 22 de Janeiro de 2010 3 – No processo de reavaliação seja r
Pág.Página 38