O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010

PROJECTO DE LEI N.º 452/XI (2.ª) ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE FERREL, NO MUNICÍPIO DE PENICHE, À CATEGORIA DE VILA

Exposição de motivos

I – Das Razões Históricas

A localidade de Ferrel, sede da freguesia de Ferrel, está situada na orla costeira a norte de Peniche, no município e Comarca de Peniche.
Há quem defenda que o primitivo lugar de Ferrel tenha sido fundado por homens do mar. Na verdade, sendo o litoral rico em pescarias, é de admitir que um grupo de mareantes, ou pescadores, reconhecendo tais riquezas, tenha resolvido colher as velas (ferrar) e lançar ferro (aferrar) ali defronte à antiga ilha do Baleal.
Mais tarde, em face do assoreamento que, à semelhança do fenómeno ocorrida com Peniche, ligou a ilha ao continente, é provável que a fertilidade dos terrenos da actual localidade de Ferrel os tenha tentado mais para o interior, procurando a cultura dos campos.
É neste sentido que o topónimo de Ferrel encontra alguma justificação ligada à sua localização na costa portuguesa, e, concretamente, na costa do município de Peniche, nos termos da lenda que chega aos nossos dias: «A lenda conta que, há muitos anos atrás, um barco de espanhóis pescava na nossa costa, mas perdeu-se com o forte nevoeiro que se fazia sentir. A tripulação do barco (homens e mulheres) começou a gritar por Nossa Senhora das Neves, que os guiasse no nevoeiro (daí que a padroeira da terra seja a Nossa Senhora da Guia). Ou foi o destino que assim o quis, ou a neblina tinha de passar, porque assim que se viram livres de perigo, disseram uns para os outros: ferremos aqui!»

Com o passar dos anos, a aldeia deixou de ser Ferrer, como os pescadores lhe chamavam, para ser Ferrel, nome que ainda hoje perdura.
De modo a justificar o nome da aldeia, ainda hoje os mais velhos afirmam que este provém do facto de haver uns certos antigos que gritavam com um tom de voz em esforço, uma expressão semelhante a aferreil, aferreil! É desconhecida a data exacta em que as actuais terras da freguesia começaram a ser habitadas, mas supõe-se que terá ocorrido durante o início do século XVI.
Dos factos históricos passados em Ferrel, importa recordar o dia 15 de Março de 1976, em que o povo liderou o protesto contra os trabalhos preparatórios para a futura construção da central nuclear projectada para o seu território. Essa manifestação pacífica determinou a recusa pela opção da energia nuclear que se mantém até à presente data.
Data de 4 de Outubro de 1985 a sua criação como Freguesia, quando foi desanexada da freguesia de Atouguia da Baleia.
Situam-se aqui as praias da Almagreira e do Baleal, sendo esta última uma pequena ilha situada ao norte de Peniche, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. Na continuidade da enseada, existem igualmente a ilhota das Pombas e o ilhéu de Fora.
A praia do Baleal, descrita por Raul Brandão como a mais bela das praias de Portugal, é tida como o exlíbris da freguesia e da localidade de Ferrel.

II – Enquadramento

Ferrel dista 5 Km da cidade de Peniche, sede do concelho, e está situada na zona norte do município de Peniche, a freguesia de Ferrel faz fronteira com as freguesias de Ajuda, Atouguia da Baleia e Serra d’El-Rei, do concelho de Peniche, e com a freguesia de Amoreira do concelho de Óbidos.
A freguesia de Ferrel agrega os lugares de Ferrel, Casais do Baleal, Ilha do Baleal, Sol Village I, Sol Village II e Casal da Lagoa.

Páginas Relacionadas
Página 0024:
24 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010 III – Razões geográficas, demográfic
Pág.Página 24
Página 0025:
25 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010  Parques Recreativos e de Lazer: o
Pág.Página 25
Página 0026:
26 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010 Sem prejuízo do disposto no artigo 1
Pág.Página 26