O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | II Série A - Número: 108 | 19 de Março de 2011

Casa de Sá; Igreja de Santa Eulália; Capela de Nossa Senhora das Dores; Capela de Nossa Senhora dos Milagres; Casa da Torre; Necrópole de Senra.

Actividade económica: Sendo uma freguesia de terra fértil, outrora ocupada por extensas explorações agrícolas, desde sempre floresceu no seu território o sector primário, nomeadamente através da actividade agrícola (milho, feijão, centeio, vinho verde e azeite) e da pecuária. Contudo, apesar da actividade da agricultura e da pecuária terem vindo a perder o seu predomínio, ao longo dos últimos anos, a sua exploração ainda é uma realidade, nomeadamente para consumo próprio da população mais idosa.
Assim sendo, actualmente a população de Santa Eulália encontra-se orientada, essencialmente, para o sector secundário, nomeadamente através das actividades têxtil, vestuário e calçado, que se encontram disseminadas por todo o vale, ocupando, aproximadamente, 1600 postos de trabalho dentro da freguesia. Do mesmo modo, ainda no âmbito deste sector secundário, há também algumas empresas de construção civil, serralharia civil, pichelaria e electricidade que ocupam, dentro da freguesia, cerca de 100 postos de trabalho.
No que diz respeito ao sector terciário, actualmente destacam-se diversificados serviços ao dispor da população, designadamente hipermercado, minimercados, cafés, estabelecimentos de restauração, fotógrafo, florista, talho, oficinas de reparação automóvel, cabeleireiros, esteticistas, farmácia, postos de abastecimento de combustíveis, prontos-a-vestir, advogados, drogarias, lojas de mobiliário, escola de condução e posto dos CTT. Acresce, ainda, que, na área da respectiva freguesia, encontra-se também instalada uma caixa Multibanco.
Ao nível da saúde existem na freguesia de Santa Eulália três clínicas, uma de serviços de clínica geral e duas de medicina dentária.

Actividade social, cultural e desportiva: A freguesia de Santa Eulália possui diversas colectividades, que impulsionam um dinamismo cultural e desportivo intenso, caracterizado pelo vasto conjunto de iniciativas que decorrem ao longo de todo o ano, de onde se destacam:

Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália; Grupo Folclórico de Santa Eulália; Centro Etnográfico do Grupo Folclórico de Santa Eulália; Agrupamento de Escuteiros de Santa Eulália.
Estabelecimentos de ensino; Turismo rural; Zona de lazer no largo da Igreja; Transportes públicos; Centro Social Paroquial de Santa Eulália; Centro de actividades de tempos livres; Creche; Lar de idosos; Centro de dia; Centro comunitário; Serviço de apoio domiciliário; Núcleo de formação; Salão paroquial; Grupos de música tradicional.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série A - Número: 108 | 19 de Março de 2011 RESOLUÇÃO REABERTURA DO SERVIÇO DE ATEND
Pág.Página 3