O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

35 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011

De acordo com os dados do último recenseamento, possui 2270 habitantes, alojados em 779 habitações.
De salientar que a zona da praia da Vagueira, nos últimos anos, registou um forte crescimento no sector da construção, na ordem dos 1200 fogos habitacionais.
A Gafanha da Boa Hora possui uma das melhores praias do País, frequentada, na sua maioria, por turistas espanhóis, dada a proximidade do IP5 e detém uma estância balnear, composta por campos de mini-golf, de futebol, piscina com escorregas e bungalows. Os visitantes da Gafanha podem usufruir de praia fluvial e marítima.
Na Gafanha existe ainda um parque de campismo, de grande nível europeu, junto a um aprazível parque de merendas na zona florestal.

III — Património A povoação dispõe de um património riquíssimo relacionado com a pesca de arrasto, «Arte Xávega», na qual, até há bem pouco tempo, as redes eram retiradas do mar por juntas de bois, o que levou turistas holandeses, entusiasmados com o que viam, a perguntar: «Que terra é esta, que até os bois vão arar o mar?».
A nível do património ambiental, a Gafanha dispõe de uma vasta zona florestal.

IV — Saúde A povoação dispõe de várias infra-estruturas: 1) Uma extensão de saúde, composta por um amplo quadro médico para dar o apoio necessário a cuidados primários; 2) Uma farmácia; 3) Uma clínica de medicina dentária; 4) Uma clínica de medicina geral.

V — Actividades económicas 1) As principais actividades rurais são o cultivo do milho e da batata, aliado à exploração agro-pecuária.
2) Restauração e comércio: a) Diversos restaurantes; b) Três padarias — pastelarias; c) 20 cafés, bares e snack-bares; d) Dois salões de festas e banquetes; e) 37 estabelecimentos comerciais de variadas actividades; f) Mercado do peixe;

3) A nível empresarial possui quatro grandes empresas e um posto de abastecimento de combustível.
4) Serviços: a) Uma agência bancária; b) Três gabinetes de contabilidade e consultoria; c) Quatro gabinetes de seguros; d) Uma estação de correios; e) Igreja Paroquial.

VI — Ambiente A povoação é servida por redes de abastecimento de água, de saneamento básico e de esgotos. Dispõe de serviço de televisão por cabo, rede de energia eléctrica, arranjo urbanístico dos principais passeios e zonas de lazer.
Possui uma vasta zona florestal, de ar puro por excelência.

VII — Transportes A povoação detém uma rede de transportes públicos e colectivos, assegurando, assim, o transporte de todos os estudantes e utentes.

Páginas Relacionadas
Página 0031:
31 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 PROJECTO DE LEI N.º 562/XI (2.ª) TERCEI
Pág.Página 31
Página 0032:
32 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 Cruzando estes dados verificamos que se
Pág.Página 32
Página 0033:
33 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 Despesas dos Serviços e Fundos Autónomo
Pág.Página 33
Página 0034:
34 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 «Artigo 7.º-B (Anterior Artigo 7.
Pág.Página 34