O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011

Segundo o último recenseamento geral da população, Calvão possui 2017 habitantes, correspondendo a 770 famílias.
De salientar que cerca de 1000 emigrantes oriundos de Calvão encontram-se no estrangeiro, vindo de vez em quando à terra onde nasceram e onde têm as suas casas. Esta povoação deve muito aos seus emigrantes, que muito têm contribuído para o seu desenvolvimento e progresso.

III — Infra-estruturas sociais, educativas, recreativas e culturais

Na povoação de Calvão exercem-se actividades em diversas áreas que se passam a descrever: A acção social da comunidade é assegurada por um vasto conjunto de instituições: a) Centro comunitário de apoio a idosos; b) Jardim-de-infância, creche, ATL e pré-primária; c) Casa do povo, a qual desenvolve actividades de âmbito cultural.

Quanto às infra-estruturas educativas e de carácter público, a povoação de Calvão possui: a) Jardim-de-infância, creche e pré-primária; b) Dois edifícios escolares do 1.º ciclo do ensino básico; c) Mini-biblioteca; d) Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, estabelecimento semi-público, com todas as estruturas básicas e exigidas para o ensino secundário, com piscina de alta competição, campos de ténis e ginásio polivalente, sendo frequentado por cerca de 2000 alunos, distribuídos por diversas áreas de formação.

Em relação às infra-estruturas de carácter recreativo e cultural: a) Polidesportivo descoberto; b) Parque infantil, integrado no centro urbanístico da povoação; c) Grupo de teatro, constituído por pessoas de diversas idades, que percorre o País para mostrar a sua arte; d) Grupo Coral Santa Cecília de Calvão (Orfeon); e) Grupo de escuteiros com sede própria; f) Realização de festivais de folclore, encontros de coros e feiras de gastronomia regional.

IV — Turismo

A povoação dispõe de uma vasta zona florestal, que proporciona um ambiente de rara beleza que confina com as praias fluviais e marítima do Areão, além de um lago natural, de seu nome «Barreio de Calvão».
Quanto à hotelaria, possui uma albergaria com serviço de alojamento, refeições, festas e banquetes.

V — Património

Dignas de visita, a Igreja Paroquial de Arte Moderna e a Casa Gandareza, monumento a preservar, além do Moinho Judeu, típico desta zona, e do Colégio de Nossa Senhora da Apresentação.

VI — Saúde

A povoação dispõe de várias infra-estruturas:

1) Uma extensão de saúde, composta por um vasto quadro médico, para dar o apoio necessário a cuidados primários; 2) Uma farmácia; 3) Uma clínica de medicina dentária; 4) Uma clínica de análises e outros serviços na área da saúde; 5) Serviços de segurança social garantidos.

Páginas Relacionadas
Página 0047:
47 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 Artigo 2.º Aditamento ao Código do Impo
Pág.Página 47
Página 0048:
48 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 O baixíssimo valor das reformas pratica
Pág.Página 48
Página 0049:
49 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 Artigo 1.º Alteração ao Código do Impos
Pág.Página 49
Página 0050:
50 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011 Assembleia da República, 18 de Março de
Pág.Página 50