O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

37 | II Série A - Número: 017 | 5 de Agosto de 2011

No decurso dos anos de 2006 e 2007, na sequência do novo quadro de cooperação então estabelecido, foram celebrados contratos de parceria com o Massachusetts Institute of Technology – MIT (2006), a Carnegie Mellon University – CMU (2007) e a Universidade do Texas em Austin – UTA (2007), abrindo as portas daquelas instituições de ensino e investigação a várias centenas de docentes, investigadores, doutorandos e mestrandos provenientes das Universidades Portuguesas associadas ao projecto. Mais tarde, em Maio de 2009, no quadro do mesmo espírito de cooperação transatlântica no domínio da investigação científica, foi lançada uma quarta parceria com a Harvard Medical School.
Para além da vertente focada na internacionalização da investigação científica das universidades portuguesas, os programas oferecem ainda inúmeras oportunidades de associação dos resultados de investigação ao tecido empresarial e industrial, facilitando a transferência e comercialização de ciência e tecnologia.
Chegado ao fim o quinquénio estabelecido em 2006 como referencial de validade para os primeiros acordos de cooperação, é chegada a hora de fazer o respectivo balanço e concluir pelo seu impacto no tecido universitário (e empresarial) nacional, de forma a ponderar a renovação dos referidos protocolos com as três instituições norte-americanas que celebraram o acordo inicial (MIT, CMU e UTA).

MIT-Portugal Em primeiro lugar, o programa MIT-Portugal, lançado em Outubro de 2006 no domínio da engenharia de sistemas, focou a sua área de intervenção nas áreas relacionadas com os sistemas energéticos, bioengenharia, transportes e produção industrial. Para além da vertente de ensino e investigação, a parceria com o MIT tem permitido diversificar as redes internacionais de investigação que envolvem as universidades portuguesas. O balanço é demonstrativo do sucesso alcançado: Envolvimento de 6 Universidades Portuguesas e 20 unidades de I&D e Laboratórios associados; Inclusão nos programas de leccionação e investigação de 200 investigadores e docentes em Portugal e mais de 70 investigadores e docentes no MIT; Lançamento de 7 novos programas de mestrado e doutoramento, com a participação conjunta de várias universidades portuguesas, nas áreas da bioengenharia, sistemas sustentáveis de energia, sistemas de transportes e engenharia de concepção e métodos avançados de produção, envolvendo mais de 270 doutorandos e 60 mestrandos; Desenvolvimento de mais de 70 disciplinas de pós-graduação nas Universidades Portuguesas, com envolvimento de Docentes das várias Universidades participantes e ainda do MIT.

Complementarmente, ainda no quadro do acordo com o MIT, foi possível proceder ao lançamento de iniciativas de cooperação complementares, reforçando mais uma vez os laços entre instituições dos dois lados do Atlântico e oferecendo oportunidades de internacionalização a investigadores portugueses em três outras áreas: Em primeiro lugar, atravçs do lançamento do programa de MBA internacional conjunto (―The Lisbon MBA‖), em cooperação entre a Sloan School of Management do MIT e duas universidades portuguesas (Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa); Por outro lado, através do estabelecimento de protocolo de colaboração e investigação conjunta entre o MIT e o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (sedeado em Braga e criado em 2006 através de acordo internacional celebrado entre Portugal e Espanha); Finalmente, criando a ―Innovation and Entrepreneurship Initiative‖ em parceria com o ISCTE, a qual tem como objectivo o estímulo à criação de ideias de negócio baseadas no conhecimento científico. A edição 2010 teve um total de 95 projectos com mais de 700 pessoas envolvidas na sessão final.

Carnegie Mellon – Portugal Por seu turno, o Programa Carnegie Mellon – Portugal, lançado também em Outubro de 2006, definiu como as áreas de intervenção os domínios das tecnologias de informação e comunicação, focando em especial o Consultar Diário Original

Páginas Relacionadas
Página 0005:
5 | II Série A - Número: 017 | 5 de Agosto de 2011 fórmula de cálculo com base nos rendimen
Pág.Página 5
Página 0006:
6 | II Série A - Número: 017 | 5 de Agosto de 2011 Assembleia da República, se proceder à r
Pág.Página 6
Página 0007:
7 | II Série A - Número: 017 | 5 de Agosto de 2011 Artigo 92.º [...] Excepcionalmente
Pág.Página 7
Página 0008:
8 | II Série A - Número: 017 | 5 de Agosto de 2011 ANEXO II MAPA II DESPESAS DOS SERV
Pág.Página 8
Página 0009:
9 | II Série A - Número: 017 | 5 de Agosto de 2011 ANEXO V MAPA XVI DESPESAS CORRESPO
Pág.Página 9
Página 0010:
10 | II Série A - Número: 017 | 5 de Agosto de 2011 prestadas, directa e indirectamente ao
Pág.Página 10