O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | II Série A - Número: 018 | 8 de Agosto de 2011

e) (Revogada); f) (Revogada); g) Promover a redução do peso da dívida pública na economia.

Artigo 4.º Transformação em sociedade anónima

1 - As empresas públicas a reprivatizar que não possuam a forma de sociedades anónimas serão transformadas nesse tipo de sociedade, mediante decreto-lei, aplicando-se para o efeito o disposto na presente lei. 2 - O diploma que operar a transformação aprovará também os estatutos da sociedade anónima, a qual passará a reger-se pela legislação comum das sociedades comerciais em tudo quanto não contrarie a presente lei.
3 - A sociedade anónima que vier a resultar da transformação continua a personalidade jurídica da empresa transformada, mantendo todos os direitos e obrigações legais ou contratuais desta.

Artigo 5.º Avaliação prévia

1 - O processo de reprivatização da titularidade ou do direito de exploração dos meios de produção e outros bens nacionalizados a que se refere o artigo 1.º será sempre precedido de uma avaliação, feita, pelo menos, por duas entidades independentes, escolhidas de entre as pré-qualificadas em concurso realizado para o efeito.
2 - (Revogado).

Artigo 6.º Processos e modalidades de reprivatização

1 - A reprivatização da titularidade realizar-se-á, alternativa ou cumulativamente, pelos seguintes processos: a) Alienação das acções representativas do capital social; b) Aumento do capital social.

2 - Os processos previstos no número anterior são realizados, em regra e preferencialmente, através de concurso público ou oferta pública nos termos do Código dos Valores Mobiliários.
3 - Quando o interesse nacional ou a estratégia definida para o sector o exijam ou quando a situação económico-financeira da empresa o recomende, poderá proceder-se: a) A concurso aberto a candidatos especialmente qualificados, referente a lote de acções indivisível, com garantias de estabilidade dos novos accionistas e em obediência a requisitos considerados relevantes para a própria empresa em função das estratégias de desenvolvimento empresarial, de mercado, tecnológicas ou outras; b) Por venda directa, à alienação de capital ou à subscrição de acções representativas do seu aumento.

4 - Os títulos transaccionados por concurso público limitado ou venda directa são nominativos, podendo determinar-se a sua intransmissibilidade durante determinado período, a fixar no decreto-lei referido no artigo 4.º do presente diploma.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série A - Número: 018 | 8 de Agosto de 2011 4 - Quando o valor devido do subsídio de
Pág.Página 3
Página 0004:
4 | II Série A - Número: 018 | 8 de Agosto de 2011 montantes máximos das garantias pessoais
Pág.Página 4
Página 0005:
5 | II Série A - Número: 018 | 8 de Agosto de 2011 ANEXO I MAPA I RECEITAS DOS SERVIÇ
Pág.Página 5
Página 0006:
6 | II Série A - Número: 018 | 8 de Agosto de 2011 ANEXO III MAPA III DESPESAS DOS SE
Pág.Página 6
Página 0007:
7 | II Série A - Número: 018 | 8 de Agosto de 2011 ANEXO V MAPA XVI DESPESAS CORRESPO
Pág.Página 7