O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

93 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012

Índice I. ANÁLISE SUCINTA DOS FACTOS, SITUAÇÕES E REALIDADES RESPEITANTES À INICIATIVA II. APRECIAÇÃO DA CONFORMIDADE DOS REQUISITOS FORMAIS, CONSTITUCIONAIS E REGIMENTAIS E DO CUMPRIMENTO DA LEI FORMULÁRIO III. ENQUADRAMENTO LEGAL E DOUTRINÁRIO E ANTECEDENTES IV.INICIATIVAS LEGISLATIVAS E PETIÇÕES PENDENTES SOBRE A MESMA MATÉRIA V. CONSULTAS E CONTRIBUTOS VI. APRECIAÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DA APROVAÇÃO E DOS PREVISÍVEIS ENCARGOS COM A SUA APLICAÇÃO

Elaborada por: Ana Vargas e João Amaral (DAC), Filomena Romano de Castro e Maria Ribeiro Leitão (DILP), Lurdes Sauane (DAPLEN) e Maria Teresa Félix (BIB).

Data: 27 de junho de 2012.

I. Análise sucinta dos factos, situações e realidades respeitantes à iniciativa Com a iniciativa em causa, o Governo pretende salvaguardar o exercício da atividade de gestão de resíduos, prevenindo e combatendo o furto e recetação de metais não preciosos. Para tanto, com o intuito de sustentar as ações de fiscalização das forças e serviços de segurança e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Governo propõe à Assembleia da República a aprovação de uma lei com as seguintes características essenciais: Obrigatoriedade do estabelecimento de um sistema de segurança por parte dos operadores que procedam ao armazenamento, tratamento ou valorização de metais não preciosos, incluindo, no mínimo, um sistema de videovigilância para controlo efetivo de entradas e saídas (artigo 2.º); Obrigatoriedade de manutenção de registo, em suporte papel ou informático, por parte dos operadores, discriminando a proveniência do material, a descrição do mesmo, o destino dos resíduos e os meios de pagamento (artigo 3.º); Obrigatoriedade de efetuar pagamentos superiores a 50€, pela aquisição de metais não preciosos, através de cheque ou de transferência bancária (artigo 4.º); Estabelecimento de um “intervalo” de três dias õteis entre o momento da receção do material e a possibilidade de dar início à sua transformação (artigo 5.º); Estabelecimento de regras que garantem o acesso das forças e serviços de segurança da ASAE às “instalações de gestão de resíduos de metais não preciosos”, estabelecendo-se ainda a permissão de “fiscalização do interior dos veículos que se encontrem dentro daquelas” (artigo 6.º); Possibilidade de condenação em pena acessória de interdição do exercício da atividade de gestão de resíduos de metais não preciosos – ou de prestação de trabalho independente ou subordinado na mesma área de atividade –, por período de 2 a 10 anos, aos sujeitos que tenham sido definitivamente condenados a pena de prisão pela prática de crime contra o património, contra a economia ou conexo, quando o objeto do crime sejam metais preciosos ou não preciosos (artigo 7.º); Estabelecimento de um prazo de 60 dias (a contar da data de entrada em vigor da lei ora proposta) para que os operadores apresentem o respetivo pedido de licenciamento (artigo 8.º); e Estabelecimento de regime contraordenacional próprio (artigo 10.º), regras relativas ao processamento das contraordenações (artigo 11.º) e à forma de distribuição do produto das coimas (artigo 12.º).

II. Apreciação da conformidade dos requisitos formais, constitucionais e regimentais e do cumprimento da lei formulário Conformidade com os requisitos formais, constitucionais e regimentais A iniciativa é apresentada, com pedido de prioridade e urgência, pelo Governo, no âmbito do seu poder de iniciativa, em conformidade com o disposto no n.º 1 do artigo 167.º e na alínea d) do n.º 1 do artigo 197.º da Consultar Diário Original

Páginas Relacionadas
Página 0062:
62 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012  Portugal Film Commission  MIDAS Filme
Pág.Página 62
Página 0063:
63 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 Parte I – Considerandos 1 – O Gove
Pág.Página 63
Página 0064:
64 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 alunos e o realce da especial proteção p
Pág.Página 64
Página 0065:
65 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 Portuguesa dos Profissionais de Educação
Pág.Página 65
Página 0066:
66 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 III. ENQUADRAMENTO LEGAL E DOUTRINÁRIO E
Pág.Página 66
Página 0067:
67 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 comissão de proteção de crianças e joven
Pág.Página 67
Página 0068:
68 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 a criação de um ambiente de trabalho fav
Pág.Página 68
Página 0069:
69 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 b) Contribuir para a realização do educa
Pág.Página 69
Página 0070:
70 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 O Projeto de Lei n.º 180/XI (1.ª) (CDS-PP)
Pág.Página 70
Página 0071:
71 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 Resumo: O volume 4 do relatório PISA, tr
Pág.Página 71
Página 0072:
72 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 f) Conceber o conhecimento científico co
Pág.Página 72
Página 0073:
73 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 f) Respeitar a liberdade de consciência,
Pág.Página 73
Página 0074:
74 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012 Nas escolas do ensino básico do primeiro
Pág.Página 74
Página 0075:
75 | II Série A - Número: 207 | 7 de Julho de 2012  MEP – Movimento Escola Pública  Promo
Pág.Página 75