O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 | II Série A - Número: 213 | 20 de Julho de 2012

2.1. Porto Comercial de Faro O Porto Comercial de Faro está localizado a sul da cidade de Faro, fora da zona urbana, no interior da Ria Formosa, processando-se o acesso marítimo através do canal de Faro e da barra de Faro-Olhão, fixada por dois molhes, entre as ilhas do Farol (a nascente) e da Barreta (a poente).
Situado num terrapleno de características idênticas ao do aeroporto internacional, o Porto Comercial de Faro integra duas áreas: o Terminal Multiusos, correspondente à atual zona vedada, e a Área de Reserva Portuária, correspondente à restante área, incluindo o seu acesso rodoviário, cujos terraplenos por definição se destinam a novas utilizações portuárias ou à proteção das atividades e das infraestruturas portuárias nela realizadas.
O Porto Comercial de Faro dispõe de boas e amplas acessibilidades e interfaces logísticos com todos os outros modos de transporte, encontrando-se a 30 km por ferrovia e rodovia da futura plataforma logística do Algarve, a instalar em Tunes. Dispõe de um cais com 200 m e uma ponte-cais (jetty), podendo receber navios até 120 m de comprimento, com 7.500 toneladas de porte bruto (dwt) e 6,4 m de calado. Está dotado de instalações de apoio à movimentação de mercadorias e passageiros.
A ponte-cais, utilizada até 2009 como terminal de combustíveis, é usada atualmente pelos navios que esperam atracação nos postos de acostagem de carga geral, uma vez que por razões de segurança da navegação foi restringida a permanência no fundeadouro exterior do Porto Comercial de Faro por períodos prolongados.

Esta ponte-cais é usada ainda para atracação e permanência de navios de passageiros, podendo ainda servir como posto de acostagem dos navios de cruzeiros flúvio-costeiros e navios de cruzeiros internacionais.
O Porto Comercial de Faro tem uma localização geográfica privilegiada para a movimentação de cargas ao serviço da economia regional, situando-se no principal pólo urbano e económico do Algarve (Faro-OlhãoLoulé). Nos últimos anos, a sua importância tem vindo a aumentar devido ao incremento das relações comerciais com o Norte de África e à exportação de produtos da indústria extrativa e transformadora da região.
Em 2011 o movimento de mercadorias foi de 62.396 toneladas, quadruplicando a atividade relativamente a 2010. No primeiro semestre de 2012 registaram-se 156.244 toneladas, prevendo-se que até final do ano se atinjam as 400.000 toneladas. Este acentuado crescimento reforça a importância do Porto Comercial de Faro ao serviço da exportação da produção regional e o seu contributo para a dinamização económica do Algarve.
As principais cargas movimentadas no Porto de Faro são o cimento (proveniente da fábrica da Cimpor de Loulé e destinado a portos do norte de África), o sal-gema (proveniente da mina de sal-gema de Loulé e destinado a portos do norte da Europa), o sal de consumo humano (importação e exportação pelas empresas Salexpor e Vatel, sedeadas em Olhão), a alfarroba (exportação de vagem triturada para a Grã-Bretanha), madeiras (exportação da produção florestal proveniente do sul do país) e pescado (exportação de pescado proveniente da aquicultura regional).
O Porto de Faro dispõe também de características adequadas ao turismo marítimo, tendo diversas companhias e operadores de cruzeiros mostrado interesse na sua utilização. Já a partir de 2013, irá ser utilizado por um navio mercante de cruzeiros (120 m de comprimento, 180 passageiros e 70 tripulantes), de um armador alemão, que operará a partir do Porto de Portimão, escalando os portos de Faro/Olhão, Vila Real de Santo António e Sevilha. Este projeto irá introduzir a operação de embarque/desembarque de passageiros (turn around) recorrendo ao Aeroporto Internacional de Faro. Os pacotes turísticos disponibilizados aos passageiros preveem a permanência destes na região, o que contribuirá para a criação de dinâmicas económicas nos setores da hotelaria, da restauração e do comércio local.
A companhia francesa CroisiEurope, a operar entre os portos de Sevilha e Vila Real de Santo António, movimentando cerca de 3.000 passageiros por ano, tenciona colocar um segundo navio a ligar estes mesmos destinos aos portos de Faro e Portimão.
Diversas companhias de cruzeiros internacionais, que operam navios de menor dimensão, manifestaram já o seu interesse em escalar o Porto de Faro, assim que forem criadas melhores condições de receção aos passageiros.

Páginas Relacionadas
Página 0036:
36 | II Série A - Número: 213 | 20 de Julho de 2012 de pesca, integrando-a no porto, e cria
Pág.Página 36