O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 | II Série A - Número: 213 | 20 de Julho de 2012

logística de transporte de passageiros entre a Península Ibérica e as Ilhas Atlânticas. Em 2010, o Porto de Portimão continuou a crescer, quer em número de escalas, quer em número de passageiros, passando para as 52 escalas e 33 843 passageiros, representando um crescimento de 37% e de 44%, respetivamente, em relação ao ano anterior. Finalmente, em 2011, escalaram o Porto de Portimão 59 navios de cruzeiros, com 44 841 passageiros.
De 2007 a 2011, fruto de um trabalho de promoção internacional do destino, o número de escalas de navios de cruzeiros cresceu 146%, enquanto o número de passageiros cresceu 674%. Em 2011, passaram pelo Porto de Portimão passageiros de 82 nacionalidades, maioritariamente de Espanha (29%), Reino Unido (29%) e Estados Unidos (16%). Os passageiros portugueses representaram o 4.º maior grupo, com 8% do total de passageiros.
O Porto Comercial de Portimão associou-se à MedCruise – Associação dos Portos de Cruzeiro do Mediterrâneo, que conta atualmente com 70 membros oriundos da bacia do Mediterrâneo, da entrada atlântica e do Mar Negro. No conjunto dos portos associados, o Porto de Portimão encontrava-se, em 2010, na 42.ª posição, tendo como referência o número de passageiros de navios de cruzeiros.
As escalas de navios de cruzeiros no Porto de Portimão são caracterizadas por uma elevada sazonalidade, com dois períodos de maior incidência: abril/maio e setembro/outubro, refletindo o facto de o Porto de Portimão ser utilizado, maioritariamente, por navios que, no início da época de cruzeiros, fazem o reposicionamento das Caraíbas para a Europa, e, no fim da mesma, fazem o reposicionamento da Europa para as Caraíbas.
Perante este perfil sazonal, coloca-se o desafio de aumentar o número de escalas no período maio/setembro, sendo, para isso, necessário integrar o Porto de Portimão nos itinerários regulares das companhias cujos navios, de grande dimensão, navegam por esta zona geográfica durante a época alta do turismo.
A passagem pelo Porto de Portimão de dezenas de milhares de passageiros de navios de cruzeiros tem contribuído para a dinamização económica dos setores da hotelaria, da restauração e do comércio local no concelho de Portimão e demais concelhos algarvios, incluindo as regiões serranas.
Em 2011, os operadores turísticos que organizam as excursões para as companhias de cruzeiros disponibilizaram uma oferta diversificada de excursões, quer em termos de qualidade, quer em termos de quantidade, com uma abrangência geográfica de Sagres a Tavira. Aos passageiros dos navios de cruzeiros foram oferecidos um total de 21 programas turísticos, que registram a adesão de cerca de 8300 passageiros.
Os programas mais vendidos foram o “Lagos/Sagres” (2561 passageiros), o “Lagos/Carvoeiro” (1702 passageiros), o “Monchique/Silves” (860 passageiros), o “Carvoeiro/Ponta da Piedade/Lagos” (717 passageiros), o “Lagos/Ponta da Piedade/Praia da Rocha” (431 passageiros), o “Alvor/Ferragudo/Praia da Rocha” (428 passageiros) e o “Silves” (378 passageiros). As localidades que mais beneficiaram com as escalas dos navios cruzeiros no Porto de Portimão foram Lagos (5028 passageiros), Sagres (2625 passageiros), Carvoeiro (2438 passageiros), Monchique (1661 passageiros) e Silves (1584 passageiros).
Os oito operadores turísticos que organizaram excursões no Porto de Portimão em 2011 requisitaram 237 serviços de guias oficiais e 192 serviços de autocarro, assim como 88 autocarros em serviço shuttle com o trajeto Porto de Portimão – Largo do Dique – Praia da Rocha.
De salientar que um número indeterminado de passageiros dos navios de cruzeiros organizaram as suas próprias excursões, usando táxis ou transportes públicos coletivos, contribuindo também para incorporar valor na economia local e regional.
A experiência acumulada nos últimos três anos, de abastecimento de carga rodada às ilhas Atlânticas (Madeira e Canárias), aliada ao posicionamento geográfico de maior proximidade em rota meteorológica aos arquipélagos da Macaronésia, justifica o restabelecimento da linha regular com a Madeira em navios ro-pax (passageiros e carga) e a sua extensão ao arquipélago dos Açores.
O Porto de Portimão exporta ciclicamente os produtos florestais (madeiras para a indústria do papel e biocombustível) provenientes da produção florestal do barlavento algarvio e sudoeste alentejano. A movimentação de cargas está condicionada à acessibilidade terrestre pela sua inserção na malha urbana e restringida a cargas limpas compatíveis com as atividades marítimas de lazer (cruzeiros internacionais, náutica de recreio e marítimo-turística).

Páginas Relacionadas
Página 0015:
15 | II Série A - Número: 213 | 20 de Julho de 2012 Itália No caso italiano a questão da pe
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | II Série A - Número: 213 | 20 de Julho de 2012 eleitores e eleitos, eventualmente corr
Pág.Página 16
Página 0017:
17 | II Série A - Número: 213 | 20 de Julho de 2012 Número de Eleitores Número de proponent
Pág.Página 17
Página 0018:
18 | II Série A - Número: 213 | 20 de Julho de 2012 o dobro dos membros do órgão a que resp
Pág.Página 18