O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O capítulo III regula o acesso à atividade por prestadores estabelecidos noutros Estados do espaço económico europeu, quer para exercício permanente da atividade como para o seu exercício esporádico ou ocasional.

O capítulo IV refere-se aos colaboradores de empresas de mediação imobiliária, definindo os conceitos de técnico de mediação imobiliária e de angariador imobiliário.

O capítulo V versa sobre a fiscalização e as sanções, atribuindo competências de inspeção e fiscalização ao InCI e definindo o processo contraordenacional no âmbito desta lei. Definem-se as contraordenações e as sanções acessórias, dando competência ao InCI para aplicar e executar as sanções.

Finalmente, no capítulo VI, relativos às disposições finais e transitórias, prevê-se a tramitação eletrónica dos procedimentos administrativos a praticar no âmbito desta lei; o dever de cooperação das entidades públicas com o InCI; o tipo de intervenção que deve ter o notário ou profissional equiparado em negócios sobre imóveis em que tenha havido mediação imobiliária; a publicitação na página eletrónica do InCI e no balcão único eletrónico dos serviços das informações sobre empresas de mediação imobiliária; as taxas a pagar pelas empresas titulares de licenças de mediação imobiliária; os diplomas que são revogados pela lei a aprovar; a salvaguarda das licenças emitidas ao abrigo da legislação ainda em vigor, que passam a ter duração ilimitada; e uma norma de entrada em vigor.

II. Apreciação da conformidade dos requisitos formais, constitucionais e regimentais e do cumprimento da lei formulário

Conformidade com os requisitos formais, constitucionais e regimentais

A presente iniciativa é apresentada pelo Governo, no âmbito do seu poder de iniciativa, em conformidade com o disposto no n.º 1 do artigo 167.º, na alínea d) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição e no artigo 118.º do Regimento. Toma a forma de proposta de lei, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 119.º do Regimento, é subscrita pelo Primeiro-Ministro e pelo Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, e menciona que foi aprovada em Conselho de Ministros, em 26 de julho de 2012, em conformidade com o disposto no n.º 2 do artigo 123.º do Regimento. Mostra-se redigida sob a forma de artigos, tem uma designação que traduz sinteticamente o seu objeto principal e é precedida de uma exposição de motivos, cumprindo assim os requisitos formais dos n.ºs 1 e 2 do artigo 124.º do Regimento.

A iniciativa deu entrada em 2012/08/01, foi admitida em 2012/08/23, tendo baixado na mesma data na generalidade à Comissão de Economia e Obras Públicas (6.ª). Foi nomeado relator do parecer o Deputado Duarte Cordeiro (PS).

26 DE SETEMBRO DE 2012 ______________________________________________________________________________________________________________

101

Páginas Relacionadas
Página 0081:
Comissão de Economia e Obras Públicas Índice Parte I – Co
Pág.Página 81
Página 0082:
Parte I – Considerandos 1. NOTA PRELIMINAR O Governo tomou a iniciativa d
Pág.Página 82
Página 0083:
Nos termos do n.º 3 do artigo 124.º do Regimento as propostas de lei devem ser acom
Pág.Página 83
Página 0084:
necessidade de estabelecimento do regime sancionatório do sector energético.
Pág.Página 84
Página 0085:
3 - A presente iniciativa legislativa reúne os requisitos constitucionais, legais e
Pág.Página 85
Página 0086:
Nota Técnica Proposta de Lei n.º 88/XII (1.ª) Aprova o r
Pág.Página 86
Página 0087:
I. Análise sucinta dos factos, situações e realidades respeitantes à iniciativa O
Pág.Página 87
Página 0088:
II. Apreciação da conformidade dos requisitos formais, constitucionais e regimentais e do
Pág.Página 88
Página 0089:
identificando que visa aprovar o regime sancionatório do sector energético, transpondo par
Pág.Página 89
Página 0090:
Enquadramento doutrinário/bibliográfico Bibliografia específica
Pág.Página 90
Página 0091:
Neste contexto, as Diretivas 2009/72/CE e 2009/73/CE do Parlamento Europeu e do Conselho,
Pág.Página 91
Página 0092:
destes artigos que estas não prejudicam o exercício dos direitos de recurso previstos no d
Pág.Página 92
Página 0093:
As sanções administrativas para este sector encontram-se definidas nos artigos L142-13 a L
Pág.Página 93
Página 0094:
Comissão de Economia e Obras Públicas Índice Parte I – Cons
Pág.Página 94
Página 0095:
1. NOTA PRELIMINAR O Governo tomou a iniciativa de apresentar à Assembleia da Re
Pág.Página 95
Página 0096:
agosto p.p., baixado à Comissão de Economia e Obras Públicas, para apreciação e emi
Pág.Página 96
Página 0097:
O capítulo segundo tem como objeto regular o exercício da atividade, definindo o ac
Pág.Página 97
Página 0098:
Parte III – Conclusões Nestes termos, a Comissão de Economia e Obras Públicas emite
Pág.Página 98
Página 0099:
Nota Técnica Projecto de Lei n.º 89/XII (1.ª) Estabelece o regi
Pág.Página 99
Página 0100:
I. Análise sucinta dos factos, situações e realidades respeitantes à iniciativa
Pág.Página 100
Página 0102:
Ouvida a Conferência de Lideres, a Presidente da Assembleia da República decidiu agendar1
Pág.Página 102
Página 0103:
Estes diplomas vieram a ser revogados pelo Decreto-Lei n.º 285/92, de 19 de dezembro, que
Pág.Página 103
Página 0104:
De referir que o Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de agosto, teve origem no uso da autoriza
Pág.Página 104
Página 0105:
comunitária, relativa aos serviços no mercado interno. Refere, ainda, que esta proposta de
Pág.Página 105
Página 0106:
Despacho Conjunto n.º 707/2004, de 3 de dezembro – Define as matérias objeto do exame par
Pág.Página 106
Página 0107:
A Diretiva 2006/123/CE estabelece disposições gerais que facilitam o exercício da liberdad
Pág.Página 107
Página 0108:
disposições relativas à cooperação administrativa entre os Estados membros, nomeadamente e
Pág.Página 108
Página 0109:
Este diploma contém alterações ao texto originário de 1970 sobretudo em relação às declara
Pág.Página 109
Página 0110:
V. Consultas e contributos Consultas facultativas A APEMIP – Associação dos P
Pág.Página 110