O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

51 | II Série A - Número: 013 | 18 de Outubro de 2013

Nesse sentido, as alterações introduzidas na Lei n.º 63-A/2008, de 24 de novembro, refletem os princípios consagrados na Comunicação da Comissão Europeia no sentido de prever a possibilidade de, antes da realização de uma operação de capitalização com recurso a investimento público, serem determinadas medidas de repartição de encargos entre os acionistas e os titulares de instrumentos financeiros ou contratos que sejam, ou tenham sido em algum momento, elegíveis para fundos próprios da instituição, que permitam, designadamente, reduzir ao máximo a insuficiência de capital regulamentar da instituição.
No âmbito da definição das medidas de repartição de encargos, a presente lei prevê que os acionistas da instituição de crédito assumem prioritariamente os prejuízos da instituição em causa, assumindo-os de seguida os titulares dos referidos instrumentos financeiros ou contratos. Saliente-se, ainda, que as regras consagradas na presente lei em matéria de repartição de encargos não abrangem os depositantes, os obrigacionistas comuns ou os titulares de qualquer outro tipo de dívida comum ou garantida. De acordo com a proposta consagrada na presente lei, compete ao membro do Governo responsável pela área das finanças, sob proposta de decisão devidamente fundamentada do Banco de Portugal, determinar quais as medidas de repartição de encargos a aplicar pela instituição de crédito, a fim de assegurar, nomeadamente, a redução ao máximo da insuficiência de capital regulamentar da instituição.
A presente lei prevê ainda que, em consequência da aplicação das medidas de repartição de encargos, nenhum titular dos referidos instrumentos financeiros ou contratos poderá assumir um prejuízo maior do que aquele que assumiria caso tivesse sido revogada a autorização da instituição de crédito para o exercício da atividade, entrando em processo de liquidação. A Comunicação da Comissão Europeia introduz, igualmente, alterações em matéria de política remuneratória aplicável às instituições que beneficiem de operações de capitalização com recurso a investimento público. Neste âmbito, mantém-se a imposição de limites máximos à remuneração total dos membros dos órgãos de administração e fiscalização das instituições recapitalizadas, que são estendidos, igualmente, aos quadros superiores da instituição. Esses limites incluem todas as componentes da remuneração, bem como os benefícios discricionários de pensão, sendo os respetivos critérios definidos por portaria do membro do Governo responsável pela área das finanças. Estas restrições serão aplicáveis até que a instituição de crédito tenha reembolsado na totalidade o investimento público ou, caso ocorra em momento posterior, até ao final do período de reestruturação.
As alterações ora introduzidas são aplicáveis apenas às novas operações de capitalização com recurso ao investimento público, ficando ressalvadas as operações atualmente em curso. Por fim, tendo em conta a entrada em vigor em 1 de janeiro de 2014 do novo regime prudencial previsto no Regulamento (UE) n.º 575/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de junho de 2013, particularmente a previsão de novos rácios de capital, denominados de «Common Equity Tier 1», «Tier 1» e «Total Capital», suprimem-se as referências na Lei n.º 63-A/2008, de 24 de novembro ao rácio Core Tier 1, tornando o regime em vigor mais flexível, abrangendo, assim, o reforço dos rácios de fundos próprios em geral.
Foi promovida a audição do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, do Banco Central Europeu e da Associação Portuguesa de Bancos.
Assim: Nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição, o Governo apresenta à Assembleia da República a seguinte proposta de lei, com pedido de prioridade e urgência:

Artigo 1.º Objeto

A presente lei procede à sétima alteração à Lei n.º 63-A/2008, de 24 de novembro, que estabelece medidas de reforço da solidez financeira das instituições de crédito no âmbito da iniciativa para o reforço da estabilidade financeira e da disponibilização de liquidez nos mercados financeiros.

Páginas Relacionadas
Página 0049:
49 | II Série A - Número: 013 | 18 de Outubro de 2013 PROPOSTA DE LEI N.º 180/XII (3.ª) EST
Pág.Página 49
Página 0050:
50 | II Série A - Número: 013 | 18 de Outubro de 2013 Aprovada pela Assembleia Legislativa
Pág.Página 50