O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013

dos Tratados e Convenções que ratificou no âmbito das armas biológicas e químicas, através da ANPAQ e ANTPEN. O Governo reafirma assim o objetivo nacional de se criar uma Autoridade Nacional para a Convenção sobre Armas Bacteriológicas e de Toxinas.
As GOP-2014 confirmam o apoio e participação de Portugal à Aliança das Civilizações na promoção externa e interna dos seus valores.
Cumpre também referir que “Portugal prosseguirá esforços no sentido de contribuir parta a nomeação e/ou eleição de cidadãos nacionais para cargos de relevo nas organizações internacionais, bem como o processo de recrutamento de funcionários e cidadãos portugueses a vagas nas organizações e organismos internacionais.
Portugal participará nos debates sobre a agenda de desenvolvimento no Pós-2015m com vista a apoiar os desígnios de apoio à redução da pobreza e do desenvolvimento sustentável global, em paralelo com a manutenção e promoção da paz e segurança internacionais, os direitos humanos, a governação e o crescimento verde.

3.1.2 Relações Bilaterais

América do Norte No quadro das relações bilaterais, é reafirmada a relação privilegiada com os EUA, e assumido o empenho de Portugal como país euro-atlântico e assinalada a vontade de manter a cooperação nas áreas da defesa, do comércio, do investimento, da justiça, da administração interna e da ciência, tecnologia, energia, ambiente. É destacada de forma particular a cooperação específica com a Região Autónoma dos Açores.
Também o Canadá vem referido nas GOP como “um país com qual Portugal partilha valores” e para além do mais como um país que “possui uma importante comunidade portuguesa e lusodescendente e um mercado sofisticado e em expansão”. E por isso, as relações bilaterais assumem por definição um lugar relevante.

América Latina As GOP definem as relações bilaterais de Portugal com a América Latina como sendo “históricas” e, por isso, as suas relações politicas e económicas devem ser acarinhadas e potenciadas.
Naturalmente, o Brasil merece um destaque especial, pelo profundo e vasto relacionamento que os dois países têm.

África As relações de Portugal com os países da Região do Magrebe merecerão ser reforçadas nas suas múltiplas vertentes, nomeadamente, através dos mecanismos das Cimeiras Bilaterais já instituídas- com Marrocos, Argélia e Tunísia – e da monitorização dos processos de transição reformas na região.
A aposta no fortalecimento e diversificação do relacionamento com os países do Médio Oriente, e em particular do golfo Pérsico, continuará a constituir uma prioridade do Governo, no seu plano de internacionalização das empresas nacionais na região.
As GOP definem o relacionamento com os países africanos de Língua Oficial Portuguesa, em particular dos países da África Ocidental, Golfo da Guiné e da África Austral, como sendo especial, e por isso, é sublinhada a importância da manutenção da agenda das visitas bilaterais reciprocas, nomeadamente da III Cimeira Luso-Cabo-verdiana, que se realizará brevemente.
Portugal, no quadro de parceria com a CPLP e a UE, prosseguirá o seu empenho para apoiar o pleno retorno da ordem constitucional à Guiné-Bissau.

23


Consultar Diário Original

Páginas Relacionadas
Página 0019:
19 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013 Comissão de Negócios Estrangeiros e
Pág.Página 19
Página 0020:
20 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013 PARTE I – CONSIDERANDOS 1. No
Pág.Página 20
Página 0021:
21 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013 3. Análise dos Principais Vetores
Pág.Página 21
Página 0022:
22 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013 No âmbito da Política comum de Segu
Pág.Página 22
Página 0024:
24 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013 Ásia O relacionamento com os países
Pág.Página 24
Página 0025:
25 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013 5. Lusofonia e Comunidades Portugue
Pág.Página 25
Página 0026:
26 | II Série A - Número: 019S1 | 2 de Novembro de 2013 PARTE III – CONCLUSÕES E PARECER
Pág.Página 26