O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 | II Série A - Número: 039 | 2 de Dezembro de 2014

Artigo 6.º Republicação

É republicada, em anexo, à presente lei, da qual faz parte integrante, a Lei Tutelar Educativa, com a redação atual e as necessárias correções materiais.

Palácio de S. Bento, 26 de novembro de 2014.
O Presidente da Comissão, Fernando Negrão.

ANEXO REPUBLICAÇÃO DA LEI TUTELAR EDUCATIVA

TÍTULO I Disposição introdutória

Artigo 1.º Âmbito da lei

A prática, por menor com idade compreendida entre os 12 e os 16 anos, de facto qualificado pela lei como crime dá lugar à aplicação de medida tutelar educativa em conformidade com as disposições da presente lei.

TÍTULO II Das medidas tutelares educativas

CAPÍTULO I Disposições gerais

Artigo 2.º Finalidades das medidas

1 – As medidas tutelares educativas, adiante abreviadamente designadas por medidas tutelares, visam a educação do menor para o direito e a sua inserção, de forma digna e responsável, na vida em comunidade.
2 – As causas que excluem ou diminuem a ilicitude ou a culpa são consideradas para a avaliação da necessidade e da espécie de medida.

Artigo 3.º Aplicação da lei no tempo

1 – Só pode aplicar-se medida tutelar a menor que cometa facto qualificado pela lei como crime e passível de medida tutelar por lei anterior ao momento da sua prática.
2 – No caso de sucessão de leis no tempo, é sempre aplicado o regime que concretamente se mostrar mais favorável ao menor.

Artigo 3.º-A Momento da prática do facto

O facto considera-se praticado no momento em que o menor atuou ou, em caso de omissão, deveria ter atuado, independentemente do momento da produção do resultado.

Páginas Relacionadas
Página 0030:
30 | II Série A - Número: 039 | 2 de Dezembro de 2014 Artigo 3.º-B Aplicação da lei no espa
Pág.Página 30