O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

neil Woods | “Ser duro com as drogas” apenas alimenta mais violência: a perspetiva de um agente da polícia Law enforcement Action Partnership, reino unido

eles estavam a usar a violação em grupo como método de controlo e intimidação. a polícia de northampton tinha tido algum sucesso na luta contra os traficantes locais de heroína. isso abriu as portas para que o conhecido gangue de Birmingham, os Burger Bar Boys, tomasse o controlo do tráfico. os Burgers sabiam qual era a grande verdade sobre a guerra contra as drogas: que “os gangues mais brutais são os mais difíceis de apanhar” – e fizeram saber às pessoas que qualquer colaboração com a polícia não só as colocaria em perigo a si, como também às suas esposas e irmãs.

foi por isso que fui destacado para trabalhar como agente secreto infiltrado. passei meses a comprar heroína a estes jovens. a venda de heroína é o mercado mais brutal porque obtém as penas mais pesadas em tribunal. Trata-se de uma droga da classe a e os juízes recebem instruções para punir com maior veemência. Quanto maior é o risco, maior é a interminável corrida às armas da guerra contra as drogas. um dia, d não chegou no habitual carro desportivo, mas sim numa carrinha. Trazia outros quatro com ele. d disse: “o que achas?”, um deles respondeu: “sim, ele é bófia...dá-lhe já, mata-o já”. apontaram-me uma pistola Glock e mandaram-me despir a camisa e depois as calças. enquanto eles se riam à minha volta, não sabia se estavam mesmo desconfiados ou se era apenas a maneira normal de aterrorizarem e controlarem os clientes.

após sete meses de trabalho, eu tinha provas suficientes contra o gangue e toda a sua rede de apoio. 96 pessoas foram presas, muitas delas em grandes rusgas levadas a cabo em série com o apoio de diferentes forças policiais. um agente do serviço de inteligência mais tarde disse-me que, por causa de todo aquele esforço, o fornecimento de heroína e crack tinha sido interrompido por, talvez, duas horas.

Cada um dos Burger Bar Boys foi condenado a 10 anos de prisão numa celebração pública de “ser duro com o tráfico”. Tudo o que o gangue seguinte aprendeu foi a ser ainda mais violento para evitar a captura.

“sucessos” como o meu não são casos isolados. a polícia de todo o mundo é mesmo boa a apanhar traficantes de droga. Mas isso faz parte do problema. onde a ameaça de prisão é alta, a ação da polícia torna os gangues de rua mais violentos, num simples processo darwinista.

no reino unido, a situação está a deteriorar-se a passos largos, precisamente devido ao êxito da polícia. agora crianças são usadas como escudo entre gangsters e polícia. Miúdos de 12 anos são explorados para venderem em nome dos traficantes. frequentemente são filmados em situações de cariz sexual para serem chantageados, aceitarem transportar pacotes de heroína no reto e venderem o produto a outras pessoas vulneráveis criminalizadas pelo estado.

esta é a interminável corrida às armas da guerra contra a droga, eternamente impulsionada por “penas mais pesadas”. isto só terá um fim quando a sociedade já não puder engolir esta perversão. até que ponto é preciso chegar?

II SÉRIE-A — NÚMERO 127______________________________________________________________________________________________________________________

350

Páginas Relacionadas
Página 0027:
16 DE JULHO DE 2019 27 Lei Orgânica n.º 2/2005, de 10 de janeiroPJL 1215/XIII/4.ª (
Pág.Página 27
Página 0028:
II SÉRIE-A — NÚMERO 127 28 o apoio socioeducativo relativamente à aqu
Pág.Página 28
Página 0029:
16 DE JULHO DE 2019 29 Os alunos do ensino profissional devolvem os manuais aquando
Pág.Página 29
Página 0030:
II SÉRIE-A — NÚMERO 127 30 Palácio de São Bento, em 10 de junho de 20
Pág.Página 30
Página 0031:
16 DE JULHO DE 2019 31 Artigo 5.º (…) 1 – ............
Pág.Página 31