O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DE OUTUBRO DE 2020

41

economia local, criar emprego, reter valor e população no território (…) e uma maior interação social entre as

comunidades rural e urbana, favorecendo uma maior ligação das populações às suas origens, desempenhando funções que beneficiam os produtores, os consumidores, o ambiente e a economia local».

No contexto da pandemia COVID-19, o Ministério da Agricultura lançou a 30 de março a campanha e plataforma «Alimente quem o alimenta», com o objetivo de aproximar produtores e consumidores. A plataforma reúne já mais de 900 produtores inscritos e regista perto de 100 000 visualizações desde meados de abril.

A Portaria n.º 86/2020, de 4 de abril, veio também estabelecer um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da doença COVID-19, no âmbito da operação 10.2.1.4, «Cadeias curtas e mercados locais», da ação n.º 10.2, «Implementação das estratégias», integrada na medida n.º 10, «LEADER», da área n.º 4, «Desenvolvimento local», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente.

As medidas visam dinamizar a criação de cadeias curtas de distribuição agroalimentar e modelos de comercialização de proximidade de produtos agrícolas e transformados, adaptando as respostas locais aos novos tempos de convivência com a COVID-19.

Registe-se ainda que os Grupos de Ação Local (GAL)1 lançaram recentemente um conjunto de ações para ajudar agricultores e produtores de pequena dimensão nos territórios rurais através do apoio ao escoamento da produção local através de cadeias curtas e mercados locais.

Um comunicado da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local explica que a medida «Cadeias Curtas e Mercados Locais», «gerida pelos GAL localmente no âmbito da Abordagem LEADER/DLBC do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), visa dinamizar a criação de cadeias curtas de distribuição agroalimentar e modelos de comercialização de proximidade de produtos agrícolas e transformados, adaptando as respostas locais aos novos tempos de convivência com a COVID-19». Dos 49 avisos de concurso abertos, «32 concursos (mais de 2,6 milhões de euros) destinam-se especificamente para o apoio às cadeias curtas, pondo em prática a simplificação e flexibilização introduzida nos normativos legais, em concreto a Portaria n.º 86/2020».

II. Enquadramento parlamentar

• Iniciativas pendentes (iniciativas legislativas e petições) Consultada a base de dados da Atividade Parlamentar (AP), verificou-se que, neste momento, com objeto

conexo com o do projeto de lei em análise, se encontram pendentes apenas as seguintes iniciativas: - Projeto de Lei n.º 487/XIV/1.ª (PAN) – Aprova o regime jurídico aplicável à doação de géneros

alimentares para fins de solidariedade social e medidas tendentes ao combate ao desperdício alimentar; - Projeto de Resolução n.º 712/XIV/2.ª (PSD) – Recomenda do Governo um reforço na estratégia

integrada no combate ao desperdício alimentar; - Projeto de Lei n.º 544/XIV/2.ª (PEV) – Inquérito nacional sobre o desperdício alimentar em Portugal.

• Antecedentes parlamentares (iniciativas legislativas e petições) Foram apresentadas na 1.ª sessão da presente legislatura, e já discutidas, as seguintes iniciativas sobre

matéria conexa: - Projeto de Lei n.º 382/XIV/1.ª (PCP) –Consagra medidas de promoção do escoamento de bens

alimentares da pequena agricultura e agricultura familiar e cria um regime público simplificado para aquisição e distribuição de bens alimentares provenientes da pequena e média agricultura e pecuária nacional e da

1 Previstos na Portaria n.º 392-A/2008, de 4 de junho («Aprova o Regulamento de Aplicação das Medidas n.os 3.3, ‘Implementação de Estratégias Locais de Desenvolvimento’, e 3.5, ‘Funcionamento dos Grupos de Ação Local, Aquisição de Competências e Animação’, integradas no subprograma n.º 3, ‘Dinamização das zonas rurais’, do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PRODER»).

Páginas Relacionadas
Página 0047:
14 DE OUTUBRO DE 2020 47 alimentar a identificar as opções de gestão mais sustentáv
Pág.Página 47
Página 0048:
II SÉRIE-A — NÚMERO 18 48 objetivo é obter um diagnostico sobre o nível de p
Pág.Página 48
Página 0049:
14 DE OUTUBRO DE 2020 49 Ambas estão agendadas para discussão em plenário dia 15 d
Pág.Página 49
Página 0050:
II SÉRIE-A — NÚMERO 18 50 Índice I. Análise da iniciativa II. Enquadramento
Pág.Página 50
Página 0051:
14 DE OUTUBRO DE 2020 51 desperdício alimentar a nível nacional; identificar as boa
Pág.Página 51
Página 0052:
II SÉRIE-A — NÚMERO 18 52 desenvolvimento e a divulgação da atividade estatí
Pág.Página 52
Página 0053:
14 DE OUTUBRO DE 2020 53 • Antecedentes parlamentares (iniciativas legislativas e p
Pág.Página 53
Página 0054:
II SÉRIE-A — NÚMERO 18 54 diante designada como lei formulário, contém um co
Pág.Página 54
Página 0055:
14 DE OUTUBRO DE 2020 55 doação. NORUEGA Existe, desde 2017, um acordo cel
Pág.Página 55
Página 0056:
II SÉRIE-A — NÚMERO 18 56 com o setor da alimentação são obrigados a não mis
Pág.Página 56
Página 0057:
14 DE OUTUBRO DE 2020 57 V. Consultas e contributos Consultas facultativas
Pág.Página 57
Página 0058:
II SÉRIE-A — NÚMERO 18 58 e distribuição até ao setor retalhista e consumido
Pág.Página 58
Página 0059:
14 DE OUTUBRO DE 2020 59 sistémica, perspetiva de sustentabilidade ambiental, socia
Pág.Página 59