O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-A — NÚMERO 124

2

PROJETO DE LEI N.º 794/XIV/2.ª

(CRIA O PROGRAMA FÉRIAS DESPORTIVAS E CULTURAIS)

Parecer da Comissão de Educação e Ciência, Juventude e Desporto e nota técnica elaborada pelos

serviços de apoio

Parecer

Índice

Parte I – Considerandos Parte II – Opinião da Deputada autora do parecer Parte III – Conclusões Parte IV – Anexos PARTE I – Considerandos

a) Nota introdutória

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) tomou a iniciativa de apresentar à Assembleia da

República, exercendo os poderes que aos Deputados são conferidos pelas alíneas b) do artigo 156.º da Constituição e b) do n.º 1 do artigo 4.º do RAR, oProjeto de Lei n.º 794/XIV/2.ª (BE) – Cria o programa férias desportivas e culturais.

A iniciativa deu entrada a 12 de abril de 2021, tendo sido admitida no mesmo dia, data em que, também, por despacho de Sua Ex.ª o Presidente da Assembleia da República baixou, para a discussão na generalidade, à Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto (8.ª), sendo anunciada no dia 14 de abril de 2021.

O Projeto de Lei n.º 794/XIV/2.ª (BE) é subscrito por dezanove Deputados do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 167.º da Constituição e no artigo 118.º do Regimento da Assembleia da República (RAR), que consagram o poder de iniciativa da lei, e do artigo 119.º do RAR que define a forma de projeto de lei para as iniciativas de Deputados ou grupos parlamentares.

Os limites à admissão das iniciativas, previstos no n.º 1 do artigo 120.º do RAR, são respeitados, na medida em que não parece infringir a Constituição ou qualquer princípio nela consignado e define o sentido das modificações a introduzir na ordem legislativa.

Em caso de aprovação, revestirá a forma de lei, sendo objeto de publicação na 1.ª série do Diário da República, nos termos da alínea c) do n.º 2 do artigo 3.º da lei formulário.

Destaca-se, todavia, da nota técnica1 o facto de «a iniciativa, ao criar um programa de financiamento de atividades lúdicas, desportivas e culturais para crianças e jovens e um passe de acesso gratuito a museus, monumentos, património e sítios arqueológicos para jovens, parece poder traduzir um aumento de despesas do Estado. Nesses termos, uma vez que a iniciativa prevê a sua entrada em vigor para 'o dia seguinte ao da sua publicação', cumprirá, em sede de apreciação na especialidade, ponderar a sua compatibilização com a lei-travão, prevista no n.º 2 do artigo 120.º do Regimento e, igualmente, no n.º 2 do artigo 167.º da Constituição».

Esta sugere2, também, que «o título poderá ser objeto de aperfeiçoamento formal, em sede de apreciação na especialidade ou em redação final, sugere-se o seguinte título:

'Programa de atividades lúdicas, desportivas e culturais para crianças e jovens'». O projeto de lei não suscita qualquer questão relacionada com a linguagem discriminatória em relação ao

género, tendo, conforme a ficha de avaliação de impacto de género (AIG), um impacto neutro. A Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto é competente para a elaboração do respetivo

parecer.

1 Ver páginas 6 e 7 da nota técnica. 2 Ver página 7 da nota técnica.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
29 DE ABRIL DE 2021 3 b) Motivação, objeto e conteúdo da iniciativa legislat
Pág.Página 3
Página 0004:
II SÉRIE-A — NÚMERO 124 4 d) Consultas e contributos A nota t
Pág.Página 4
Página 0005:
29 DE ABRIL DE 2021 5 Índice I. Análise da iniciativa II. Enquadramento par
Pág.Página 5
Página 0006:
II SÉRIE-A — NÚMERO 124 6 49/90, de 12 de setembro, competindo ao Est
Pág.Página 6
Página 0007:
29 DE ABRIL DE 2021 7 Ainda com relevo para a apreciação da presente iniciativa cum
Pág.Página 7
Página 0008:
II SÉRIE-A — NÚMERO 124 8 mostrando-se conforme ao disposto no n.º 2
Pág.Página 8
Página 0009:
29 DE ABRIL DE 2021 9 educativos, nos conteúdos e métodos para a educação dos diver
Pág.Página 9
Página 0010:
II SÉRIE-A — NÚMERO 124 10 seguintes países, respetivamente, Albânia,
Pág.Página 10
Página 0011:
29 DE ABRIL DE 2021 11 VII. Enquadramento bibliográfico CARMO, Renato Migue
Pág.Página 11