O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 DE MAIO DE 1994

140-(29)

acompanhar momentos ou actividades especiais neles integrados. Estiveram neste caso as Escolas Primária n.° 1 de Carnaxide, Preparatória de Canelas e Secundárias do Monte de Caparica e de Linda-a-Velha.

D — Ao nível da integração do IPAMB em grupos de trabalho, campanhas, etc, destaca-se:

1 —Participação em reuniões do grupo de trabalho

consiiíuído no Ministério da Educação e coordenado pelo

Instituto de Inovação Educacional, para a elaboração do programa da nova disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social para os três ciclos do ensino básico, no âmbito da nova reforma curricular do sistema educativo. Esta tarefa ficou concluída em Junho de 1993.

2 — Participação e colaboração nas actividades desenvolvidas pelo grupo de trabalho dinamizador do Projecto «Pensar Ambiente em Lisboa», coordenado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em colaboração com diversas entidades oficiais e associações de carácter ambientalista ou educativo.

A primeira fase deste trabalho culminou com a realização em Lisboa, na semana de 1 a 7 de Outubro, de uma exposição dirigida preferencialmente a crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino da cidade e concelhos limítrofes, visitada por mais de um milhar de alunos e professores. A DFA apoiou activamente esta actividade, através da cedência de publicações e da disponibilização de um técnico para acompanhamento da exposição.

3 — Colaboração activa na campanha «Bandeira Azul da Europa para as Praias», através da presença e participação nas reuniões da Comissão Nacional, no processo de análise e selecção de candidaturas, na preparação e edição de materiais de divulgação e informação, destinados aos utentes das zonas balneares, e na avaliação final do processo, no que respeita ao cumprimento dos critérios de educação ambiental.

Importa aqui destacar a organização e realização de uma acção' de formação dirigida a técnicos autárquicos envolvidos no Projecto, a qual decorreu em Lisboa, na sede do Instituto, no dia 2 de Abril, com a participação de 12 formandos. Dada a especificidade desta acção, foram convidados formadores externos, especialistas nas diversas matérias incluídas no programa, para a elaboração e orientação de alguns dos módulos ministrados.

4 — Participação em diversos colóquios, seminários ou outros eventos da iniciativa de entidades exteriores, nalguns dos quais foram apresentadas comunicações ou realizados painéis de debate, em que a colaboração prestada se manifestou mais activamente. Enumeram-se, seguidamente, os que consideramos mais significativos:

Jornadas sobre «Ambiente em Cascais», numa iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, nos dias 25 e 26 de Fevereiro;

l.™ Jornadas de Educação Ambiental, promovidas pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), em Lisboa (5, 6 e 7 de Março—■ 1." módulo; 26, 27 e 28 de Novembro — 2.° módulo);

Conferência «O Ambiente em Questão no Final do Século», promovida pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, no dia 19 de Maio;

Seminário «Caminhos da Sobrevivência», promovido e organizado pela Escola Secundária de Henriques Nogueira, de Torres Vedras, no âmbito de um projecto de educação ambiental em curso (dias 20 e 21 de Maio); ■ Júri de um concurso de desenhos infantis, organizado pela Área de Paisagem Protegida da Serra do

Açor— Mata da Margaraça, cuja reunião final teve lugar em Coimbra, no dia 26 de Maio; Sessão de sensibilização para alunos do 2.° e 3.° ciclos do ensino básico do Colégio de D. Maria Pia/Casa Pia de Lisboa, integrada nas comemorações da Semana do Ambiente, com a presença de cerca de 120 alunos, no dia 3 de Junho.

Seminário de Educação Ambiental, promovido pela

Câmara Municipal de Leiria no âmbito do Projecto «Leiria, Concelho Verde», realizado no dia 5 de Junho.

III — No domínio da formação ambiental, foram estabelecidos contactos com outras entidades. Neste contexto, foi assinado um protocolo entre o IPAMB e o CEFA, tendo em vista a formação de técnicos autárquicos. No âmbito desse protocolo, já se encontram definidos os cursos a serem realizados, conjuntamente, pelas duas instituições, durante o ano de 1994— «Procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental», «Formação de Eco-Conselheiros» e seminário «Gestão de Recursos Hídricos».

Tendo como objectivo programarem-se acções de formação dirigidas a públicos diversificados, considerou-se fundamental conhecer-se, com algum detalhe, as necessidades de formação ambiental sentidas pelos diferentes sectores da acüvidade económica.

Nesse sentido, o IPAMB convidou várias entidades a apresentarem propostas para a elaboração de um estudo que fizesse a avaliação das necessidades de formação em ambiente, a nível do País. No final do ano encontrava-se seleccionada a entidade a que se adjudicará o estudo — o INESC, em parceria com a UNINOVA e o DDAD.

Educação ambiental — Realizações do IPAMB —1992

Campos de educação ambiental/Verão 92

Dando continuidade ao processo iniciado no ano anterior, o IPAMB colaborou activamente na realização de 7 campos de educação ambiental, organizados conjuntamente com o Instituto da Juventude e com diversas associações juvenis e de defesa do ambiente de todo o País, que envolveram 125 jovens entre os 14 e os 18 anos.

Prémio «Ambiente na Literatura Infantil»

A edição do concurso «O Ambiente na Literatura Infantil», correspondente ao ano de 1991, teve lugar neste ano, cabendo ao IPAMB a responsabilidade da sua organização. Concorreram, no total, 11 obras de literatura infanto-juvenil, entre originais inéditos e obras publicadas em 1991, tendo sido atribuídos os prémios nestas duas modalidades, respectivamente a Natércia Rocha («A Guerra dos Sinais») e a António Mouta e Quim Ferreira («O Fulvinho»).

Enelno e formação profissional

Ensinos básico e secundário — Integração do ambiente nos curricula

Ao longo do ano de 1992 prosseguiu o trabalho de colaboração com diversas estruturas e organismos do Ministério da Educação, com vista ao reforço da integração da componente ambiental nos curricula e, em particular, nas novas práticas pedagógicas e áreas curriculares decorrentes da implementação e generalização da nova reforma do sistema educativo em curso.

Páginas Relacionadas