O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0090 | II Série B - Número 017 | 19 de Outubro de 2002

 

VOTO N.º 24/IX
DE PROTESTO PELO ATAQUE TERRORISTA NA ILHA DE BALI, NA INDONÉSIA

No passado dia doze de Outubro, em Bali, na Indonésia, o mundo assistiu, horrorizado e atónito, uma vez mais, a um brutal e arrasador ataque terrorista.
Este acto criminoso provocou centenas de vítimas, entre mortos e feridos, quase todos turistas provenientes de países diversíssimos, e confirma a grande prioridade da luta anti-terrorista na agenda internacional.
Sublinha-se, assim, a importância da cooperação entre todos os Estados na luta contra o terrorismo e na defesa dos direitos humanos.
A Assembleia da República manifesta o seu protesto veemente pela acção terrorista e pelo massacre que ocasionou, condenando firmemente os seus autores, que devem ser julgados por este crime hediondo.
A Assembleia da República manifesta o seu repúdio contra o fanatismo religioso que se exprime na exclusão ou aniquilação de outros seres humanos e condena veementemente o terrorismo e a luta pelo poder, que se afirma através do massacre de cidadãos inocentes.
A Assembleia da República manifesta o seu profundo pesar pelas vidas perdidas, exprime a sua simpatia às famílias das vítimas, e, através do respectivo Parlamento, à Indonésia, que foi atingida por este atentado, e endereça a expressão da sua solidariedade às famílias portuguesas afectadas.

Palácio de São Bento, 16 de Outubro de 2002. O Presidente da Assembleia da República, João Bosco Mota Amaral.

VOTO N.º 25/IX
DE PESAR PELO FALECIMENTO DE MÁRIO CASTRIM

Com o falecimento de Mário Castrim, militante de muitas décadas do Partido Comunista Português, desaparece uma das mais marcantes referências intelectuais, culturais e cívicas de gerações de portugueses.
Poucas figuras haverá no nosso presente que com tanta discrição pessoal tenham exercido tão larga influência pública, pela coragem intelectual, pela sensibilidade, pela verticalidade de carácter, pela implacável independência crítica, pela generosidade.
Mário Castrim foi e será uma referência de uma forma exemplar de resistir, pelo simples rigor da inteligência, pelo combate diário contra a mediocridade e a ignorância, por uma cultura emancipadora.
Poeta, escritor, pedagogo, crítico, generoso inventor de espaços para jovens criadores literários, de Mário Castrim ficará muito mais do que a agudeza fulgurante com que analisou a "caixa que mudou o mundo". Ficará o legado de um desses homens que, com a inteligência, a palavra e o sonho, mudam efectivamente o mundo.
Por isso, a Assembleia da República:
- Presta sentida homenagem à figura de Mário Castrim e exprime a sua profunda mágoa pelo seu desaparecimento;
- Endereça a toda a família as sentidas condolências pela irreparável perda.

Assembleia da República, 16 de Outubro de 2002. Os Deputados do PCP: Carlos Carvalhas - Bernardino Soares - Lino de Carvalho - António Filipe - Luísa Mesquita - Jerónimo de Sousa - Bruno Dias - Rodeia Machado.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas