O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0255 | II Série B - Número 037 | 22 de Março de 2003

 

tenham julgado útil a presença de uma escritora como eu para reiniciar relações culturais entre os nossos dois países que, de tão distantes, quase um para o outro se tornaram fabulosos". É verdade que Maria Ondina Braga não resistiu ao "pequinaço", e desconfio que com essa dor terá morrido; mas cabe-lhe a glória de, com livros como A China fica ao lado, Angústia em Pequim ou Nocturno em Macau, ter finalmente encerrado a longa viagem de descoberta da China há mais de quatro séculos encetada por Fernão Mendes Pinto.
A propósito do romance A Personagem, escreveu João Gaspar Simões : Maria Ondina Braga "é a primeira mulher a escrever, entre nós, depois de Irene Lisboa, e com arte de contar muito mais subtil na sua simplicidade quase genial, o livro que a solidão da mulher (...) estava a pedir, desde que em Portugal a mulher descobriu a sua própria solidão" (Diário de Notícias, 22 de Junho de 1978).
Foi nesta solidão que Maria Ondina Braga viveu, viajou, escreveu, ensinou - e morreu, na sua cidade natal, no dia 14 de Março de 2003, deixando-nos uma obra de alta valia literária e de grande dimensão humana, que os portugueses - como a quase todos os escritores que lhes traduzem a alma -, praticamente desconhecem.
Nestes termos, a Assembleia da República ergue-se em comovida homenagem à memória de Maria Ondina Braga, escritora de silêncios, que com os seus livros contribuiu para restituir aos portugueses o orgulho por um passado colectivo construído à escala do mundo.

Palácio de São Bento, Lisboa, 20 de Março de 2003. Os Deputados do PS: Luiz Fagundes Duarte - Augusto Santos Silva - Rosalina Martins - Fernando Cabral - Manuela Melo - Elisa Ferreira - Guilherme d'Oliveira Martins - Ana Benavente - Fernando Moniz - Ricardo Gonçalves - Jamila Madeira - Maria do Carmo Romão - Ana Catarina Mendonça - Teresa Venda - Luísa Portugal.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas
Página 0254:
0254 | II Série B - Número 037 | 22 de Março de 2003   VOTO N.º 46/IX DE
Pág.Página 254