O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0284 | II Série B - Número 042 | 10 de Maio de 2003

 

VOTO N.º 59/IX
DE CONGRATULAÇÃO PELA DECISÃO DO GOVERNO PORTUGUÊS EM PARTICIPAR NO ESFORÇO INTERNACIONAL DE APOIO À RECONSTRUÇÃO DO IRAQUE E À SEGURANÇA DO SEU POVO

A deposição da ditadura de Saddam Hussein e a libertação do povo iraquiano constituíram um marco histórico na afirmação dos princípios da liberdade e do direito à democracia de que são titulares todos os homens e todos os povos do mundo.
Portugal pode orgulhar-se, em momento tão decisivo para a comunidade internacional, de ter sabido estar do lado certo, do lado das convicções e dos valores democráticos, do lado da liberdade e, desse modo, ter contribuído para a restituição ao povo iraquiano do direito a escolher o seu próprio destino.
É à luz da afirmação destes mesmos valores e da confirmação dessas nossas convicções que Portugal deve agora, com igual coragem e determinação, ajudar à estabilização do Iraque, contribuir para a garantia de satisfação das necessidades básicas dos iraquianos e marcar presença no processo de reconstrução económica e na implantação da democracia política naquele país.
Portugal não pode, pois, auto-excluir-se do esforço de ajuda humanitária ao povo iraquiano e da consolidação da paz naquele país.
Nestes termos, a Assembleia da República congratula-se com a decisão do Governo de Portugal em participar no esforço internacional de apoio à reconstrução do Iraque e à segurança do libertado povo iraquiano, decisão que considera coerente e consequente com a correcta visão do interesse nacional e da afirmação de Portugal e dos valores que defendemos no mundo.
A Assembleia da República manifesta ainda o seu apoio incondicional às forças de segurança portuguesas que estarão envolvidas neste esforço, confiante do valor e do brio que como sempre saberão emprestar à representação de Portugal.

Palácio de São Bento, 8 de Maio de 2003. Os Deputados: Guilherme Silva (PSD) - Telmo Correia (CDS-PP) - Rui Gomes da Silva (PSD) - Luís Marques Guedes (PSD) - Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP) - Paulo Veiga (CDS-PP) - Jorge Neto (CDS-PP).

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas