O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0002 | II Série B - Número 001 | 20 de Setembro de 2003

 

VOTO N.º 78/IX
DE PROTESTO CONTRA A EXPULSÃO DE YASSER ARAFAT POR ISRAEL

No dia 11 de Setembro de 2003, o governo de Israel, sob a presidência do primeiro-ministro Ariel Sharon, decidiu expulsar da Cisjordânia Yasser Arafat, o presidente da Autoridade Palestiniana. Três dias depois, o vice-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, admitiu a possibilidade de mandar assassinar Arafat.
Considerando a espiral de violência em Israel e na Palestina, o morticínio de civis em acções terroristas, as decisões extra-judiciais de assassinato de pessoas, a prática de punição colectiva de famílias de acusados e outras formas de violência e genocídio;
Considerando o reiterado incumprimento de resoluções do Conselho de Segurança da ONU;
Considerando a continuação da construção de colonatos, que violam os acordos e o "roteiro" de paz;
Considerando agora a ameaça do governo de Israel contra a segurança e a vida do presidente eleito da Autoridade Palestiniana;

A Assembleia da República condena veementemente a decisão do governo de Israel de expulsar e de ameaçar a vida do presidente Arafat e apoia as manifestações de governos e da opinião pública mundial que exigem a paz em Israel e na Palestina.

Assembleia da República, 17 de Setembro de 2003. - Os Deputados do BE: Francisco Louçã - Luís Fazenda.

VOTO N.º 79/IX
DE PESAR PELO FALECIMENTO DO FUTEBOLISTA VÍTOR DAMAS

Na madrugada do passado dia 14, morreu uma figura mítica do futebol português. Vítor Damas faleceu aos 55 anos, vítima de doença prolongada, deixando assim mais pobre o panorama desportivo nacional.
Vítor Damas nasceu em Lisboa, a 8 de Outubro de 1947, e dedicou grande parte da vida às suas duas grandes paixões: o futebol e o Sporting. Notabilizou-se como guarda-redes do clube leonino, onde bateu o recorde de 721 jogos como sénior. Foi também o jogador com uma presença mais prolongada na selecção nacional, onde esteve 17 anos e três meses.
Passou também pelo Racing Santander, em 1976, onde fez quatro épocas. Em 1980, regressou a Portugal, pela mão do Vitória de Guimarães, onde ficou duas épocas, tendo ainda passado pelo Portimonense onde jogou mais duas.
Em 1984, voltou a Alvalade, onde ficou até 30 de Novembro de 1988, dia em que anunciou em conferência de imprensa o final da sua carreira futebolística.
Para sempre, na nossa memória, ficarão de Vítor Damas as suas defesas impossíveis e a sua extraordinária agilidade que o tornaram uma referência incontornável do futebol português, e um exemplo como desportista e cidadão que influenciou várias gerações.
A Assembleia da República exprime o seu pesar pela morte do futebolista e sportinguista Vítor Damas, inclina-se perante a sua memória presta-lhe uma derradeira homenagem, dirigindo à sua família os mais sentidos pêsames.

Assembleia da República, 16 de Setembro de 2003. - Os Deputados do CDS-PP: Telmo Correia - Luís Duque.

VOTO N.º 80/IX
DE PESAR PELO FALECIMENTO DO FUTEBOLISTA VÍTOR DAMAS

Vítor Damas, um dos maiores símbolos do Futebol Português, morreu aos 55 anos.
Histórico em Alvalade, Vítor Manuel Afonso Damas de Oliveira, deixou a sua marca e imagem no futebol. As suas qualidades como futebolista foram reconhecidas além fronteiras, mas foi como Homem que também se destacou, pelas suas capacidades humanas "Era muito bom como guarda-redes, mas melhor como pessoa". Foi assim recordado em Espanha.
Em Portugal todos lhes tecem rasgados elogios "Fica na memória como um dos grandes símbolos", disse Ribeiro Telles. "Um extraordinário atleta com uma elegância invulgar", referiu Hermínio Loureiro.
Consternação e dor foram os sentimentos marcantes que se apoderaram do nosso espírito, mas não podemos deixar de referir que este Homem, Vítor Damas, fica para o desporto português, como um dos melhores futebolistas da história e um ser humano invulgar.
Fica na nossa memória pela sua coragem e é para os mais novos um exemplo de elevação e de generosidade.
Vítor Damas partiu, mas continua sempre presente na memória de todos nós.
O Partido Social Democrata homenageia Vítor Damas e apresenta aos seus familiares o mais profundo e sentido pesar.

Assembleia da República, 17 de Setembro de 2003. - Os Deputados do PSD: Luís Marques Guedes - Guilherme Silva - Ricardo Fonseca de Almeida.

VOTO N.º 81/IX
DE PESAR PELA MORTE DO EX-DEPUTADO JOSÉ LUÍS NUNES

Com a morte de José Luís Nunes, o PS perdeu um dos seus fundadores, a democracia portuguesa perdeu um dos seus combatentes mais lúcidos e o Parlamento perdeu um dos seus Deputados mais brilhantes.
Nascido no Porto, com cujos valores e cultura profundamente se identificava, José Luís do Amaral Nunes iniciou a sua actividade política muito jovem, intervindo com frequência nas Assembleias Magnas da Associação Académica, em Coimbra, cuja Faculdade de Direito frequentou, até dela ser expulso na sequência das lutas académicas de 1962, tendo posteriormente concluído o curso em Lisboa.
A sua inteligência fulgurante, a sua cultura, a sua personalidade singularíssima fizeram dele uma figura marcante da sua geração. Apoiou desde o início os esforços de Mário Soares para organizar os socialistas. Em 1969, foi candidato pelas listas da CEUD no Porto, tendo também fundado e dirigido a cooperativa cultural Coordenadas. Foi um dos redactores da revista "O tempo e o modo".
Esteve desde a primeira hora com o 25 de Abril. Viria a ser advogado da família de Humberto Delgado durante o julgamento em que os agentes da PIDE, responsáveis e autores do crime, foram condenados. Deputado pelo círculo do Porto, foi uma das vozes mais influentes nos debates da Constituinte. Em 1983 e 84, foi Vice-Presidente da Assembleia

Páginas Relacionadas