O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0004 | II Série B - Número 027 | 14 de Janeiro de 2006

 

VOTO N.º 34/X
DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA CARLOS CÁCERES MONTEIRO

Nascido a 9 de Agosto de 1948, em Lisboa, Carlos Cáceres Monteiro tinha 57 anos quando faleceu no passado dia 3 de Janeiro.
Cáceres Monteiro era um dos melhores repórteres de sempre do jornalismo português.
Pelo seu brilhantismo, pela sua capacidade e pela sua coragem, a figura de Cáceres Monteiro destaca-se como um dos expoentes do jornalismo português dos últimos 30 anos.
No início da sua carreira, trabalhou como repórter nas revistas Flama e Século Ilustrado, tendo também sido chefe de redacção de A Capital e editor de política no Diário de Notícias. Foi director do jornal Sete, director-adjunto e co-fundador de O Jornal, em 1975, dando origem não só a esse jornal marcante em 18 anos fundamentais da vida portuguesa (até 1992), como a um importante grupo editorial que subsistiu até 1998. Foi director da revista Visão desde a sua fundação em 1993 até ao ano passado. Actualmente, era director editorial do grupo Edimpresa.
Cáceres Monteiro colaborou longamente como grande repórter, tendo coberto a guerra do golfo para a TSF em 1991, bem como o conflito israelo-palestiniano em 2002, em Jerusalém, Telavive e Belém. Foi analista político conceituado e comentador respeitado e ouvido, tanto na televisão como na rádio. Cobriu incansavelmente as guerras e conflitos em Angola, El Salvador e Irão, só para dar alguns exemplos.
Cáceres Monteiro enriqueceu sempre a sua vida, contudo com múltiplas actividades, característica de um espírito vivo, curioso e generoso e que nunca se cansou de aprender, de se interessar e de ajudar. Foi dirigente das associações de estudantes entre 1964 e 1969, então perseguidas pelo regime, fazendo parte do órgão coordenador daquelas estruturas, a RIA.
Para além de praticar o jornalismo, Cáceres Monteiro deu também aulas de jornalismo no ensino superior e secundário e de 1977 a 1981 foi presidente do Sindicato dos Jornalistas.
Era um viajante destemido e escritor de mérito, sobretudo no domínio da grande reportagem, tendo relatado as suas experiências em livro recente, Hotel Babilónia, publicado em Novembro de 2004.
Em Cáceres Monteiro todos, sem excepção, reconheciam o rigor, a ética, o amigo do seu amigo, a excelência do profissional, o espírito cívico, a humildade e a incansável sede de aventura e luz.
A Assembleia da República apresenta um voto de pesar pelo falecimento de Carlos Cáceres Monteiro, endereçando, os mais sentidos votos de condolência à sua família e amigos.

Assembleia da República, 12 de Janeiro de 2006.
Os Deputados do PS: Alberto Martins - Manuela Melo - João Bernardo - Helena Terra - Rosalina Martins - Teresa Diniz.

---

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO À GESTÃO DO PROCESSO EUROMINAS

Comunicação do PSD acerca da substituição do Deputado Paulo Rangel pelo Deputado Agostinho Branquinho

Venho, por este meio, transmitir a V. Ex.ª que o Grupo Parlamentar do PSD indica, como membro da Comissão de Inquérito à Gestão do Processo Eurominas o Deputado Agostinho Correia Branquinho, assim cessando funções o Deputado Paulo Artur dos Santos Castro de Campos Rangel.
Mais informo que esta substituição deverá produzir efeitos nesta data.

Assembleia da República, 6 de Janeiro de 2006.
O Presidente do Grupo Parlamentar do PSD: Luís Marques Guedes.

---

PETIÇÃO N.º 58/X (1.ª)
APRESENTADA POR JOSÉ MANUEL DA SILVA ALHO, SOLICITANDO QUE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DESENCADEIE AS COMPETENTES INICIATIVAS LEGISLATIVAS TENDENTES À CORRECÇÃO, MELHORIA E DESENVOLVIMENTO DO MODELO DE GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Relatório final e parecer da Comissão de Educação, Ciência e Cultura

1. Apresentada on-line, a presente petição dirigida ao Sr. Presidente da Assembleia da República é subscrita por um peticionante, sendo por isso uma petição individual.

Páginas Relacionadas