O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 012 | 2 de Dezembro de 2006

VOTO N.º 77/X DE PESAR PELA MORTE DO ESCRITOR MÁRIO CESARINY DE VASCONCELOS

Mário Cesariny de Vasconcelos — o Mário Cesariny — tornou-se num dos nomes marcantes da cultura portuguesa do século XX: poeta que foi pintor, Mário Cesariny tornou-se talvez, nestas qualidades, a encarnação mais visível e reconhecida, e o nome por excelência, da fase mais típica do surrealismo português — cujos mentores desde sempre estabeleceram uma relação indispensável entre literatura e artes plásticas.
Nascido em Lisboa a 9 de Agosto de 1923, Cesariny foi aluno de Fernando Lopes Graça na Academia de Amadores de Música, em Lisboa, e frequentou, no início dos anos 40, a Escola de Artes Decorativas António Arroio, tendo então participado activamente em reuniões e actuações de jovens proto-dadaístas, no Café Herminius, na Avenida Almirante Reis. Tendo aderido ao neo-realismo, sob cuja pele proferiu, em 1945, e perante um público composto por operários, uma conferência intitulada «A Arte em Crise», viria a afastar-se pouco depois deste movimento, descontente com os seus limites e imposições.
Em 1947 preparou e promoveu, com Alexandre O'Neill, António Domingues, Fernando de Azevedo, José Augusto França, Marcelino Vespeira e João Moniz Pereira, a fundação do surrealismo em Lisboa, e viajou até Paris para estreitar laços com o grupo de André Breton e divulgar as actividades de Lisboa, não chegando, no entanto, a integrar definitivamente o entretanto baptizado Grupo Surrealista de Lisboa: já em 1948 formou, com Pedro Oom, Henrique Risques Pereira, António Maria Lisboa e Cruzeiro Seixas, um outro grupo, Os Surrealistas.
Mário Cesariny começou a ser conhecido como artista plástico nas primeiras exposições colectivas d' Os Surrealistas, em 1949 e 1950, quando o grupo já se começava a desintegrar. Porém, permaneceu activo artisticamente, tanto na poesia como nas artes plásticas: a partir de 1950, publicou obras de referência como Corpo Visível (1950), Louvor e Simplificação de Álvaro de Campos (1953), Nobilíssima Visão (1959), Titânia e A Cidade Queimada (1965), Burlescas, Teóricas e Sentimentais (1972), Primavera Autónoma das Estradas (1980), ou O Virgem Negra (1989); e, a partir de 1958, passou a realizar exposições individuais de pintura, em Portugal e no estrangeiro.
Mário Cesariny foi um pintor de mérito, mas sobretudo foi poeta — é considerado como um dos mais importantes poetas portugueses do surrealismo —, romancista, ensaísta, dramaturgo e tradutor de grande envergadura. Mas foi, sempre, um homem de rupturas e de conflitos em diversas dimensões da sua vida e da sua obra: e, no entanto, e para mais sendo avesso às superficialidades mais mundanas do meio intelectual e artístico português, Mário Cesariny foi, a partir dos anos de 1980, objecto de um crescente reconhecimento social (a sua obra literária teve uma reedição global, enquanto a sua figura e a sua obra artística se tornaram tema de variadas exposições de artes plásticas) e condecorado pelo Estado português. Parte do seu espólio literário encontra-se guardado na Biblioteca Nacional.
A Assembleia da República presta sentida homenagem a esta figura tão perturbante como fulgurante da vida cultural portuguesa no século XX que foi Mário Cesariny de Vasconcelos — que um dia escreveu, num poema do livro A Cidade Queimada:

A realidade, comovida, agradece mas fica no mesmo sítio (daqui ninguém me tira) chamado paisagem

Tantos escritores

A realidade, comovida, agradece e continua a fazer o seu frio sobre bairros inteiros na cidade e algures

Tantos mortos no rio

A realidade, comovida, agradece porque sabe que foi por ela o sacrifício mas não agradece muito

(...)

Palácio de São Bento, 29 de Novembro de 2006.
Os Deputados: Luiz Fagundes Duarte (PS) — Manuela Melo (PS) — Ana Catarina Mendonça (PS) — João Semedo (BE) — Manuel Alegre (PS) — Maria de Belém Roseira (PS) — Pedro Mota Soares (CDS-PP) — Teresa Caeiro (CDS-PP) — João Bernardo (PS) — Odete João (PS) — Fernanda Asseiceira (PS) — Rosalina Martins (PS) — Pedro Duarte (PSD) — Bravo Nico (PS) — Costa Amorim (PS) — Francisco Madeira Lopes (Os Verdes) — António Filipe (PCP) — Telma Madaleno (PS) — mais uma assinatura ilegível. ——

Páginas Relacionadas