O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 022 | 17 de Fevereiro de 2007

VOTO N.º 86/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DIRIGENTE DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS SÉRGIO VILARIGUES

Faleceu no passado dia 8 de Fevereiro, aos 92 anos, Sérgio Vilarigues.
Sérgio Vilarigues foi um dos mais destacados dirigentes da história do PCP, com uma vida dedicada à luta dos trabalhadores e do seu partido de sempre, pela liberdade, a democracia e o socialismo.
Sérgio Vilarigues, operário salsicheiro, aderiu à Federação das Juventudes Comunistas em 1932 e ao Partido Comunista Português em 1935.
Preso em 1934 passou pelas prisões de Peniche e Angra do Heroísmo antes de ser transferido em 1936 para o Campo de Concentração de Tarrafal, donde saiu em 1940.
Participante destacado na reorganização do PCP de 1940/41, Sérgio Vilarigues passou à clandestinidade em 1942, onde se manteve ininterruptamente até Abril de 1974.
Foi eleito membro do Comité Central do PCP desde 1943 e do seu Secretariado e Comissão Política desde 1947, funções onde se manteve até 1988.
Foi responsável por várias organizações e áreas de trabalho no PCP, como as organizações regionais do Algarve, do Sul do Tejo, das Beiras, do Norte e de Lisboa, teve a responsabilidade directa pela imprensa clandestina do PCP durante 16 anos e pelas relações internacionais, onde desempenhou tarefas de grande importância e significado histórico, de que é exemplo a sua presença na proclamação da independência de Angola em 11 de Novembro de 1975.
Na sua condição de resistente antifascista e tarrafalista participou recentemente, a convite do Governo de Cabo Verde, nas comemorações que assinalaram os 70 anos da abertura do Campo do Tarrafal, naquele que foi o seu último acto político de carácter público.
Sérgio Vilarigues foi um dos mais destacados exemplos da resistência ao fascismo, da luta pela liberdade, democracia e transformações revolucionárias de Abril e um exemplo de relacionamento fraterno e profundamente humano associado a uma inquebrantável combatividade e firmeza na luta política.
A Assembleia da República manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Sérgio Vilarigues, endereçando à sua família e ao Partido Comunista Português sentidas condolências.

Assembleia da República, 15 de Fevereiro de 2007.
Os Deputados do PCP: Jerónimo de Sousa — Bernardino Soares — João Oliveira — Miguel Tiago — Agostinho Lopes.

———

PETIÇÃO N.º 200/X (2.ª) APRESENTADA PELAS COMISSÕES DE SAÚDE DE SANTO ANDRÉ, CERCAL DO ALENTEJO E ERMIDAS E PELAS PRÉ-COMISSÕES DE UTENTES DE SANTIAGO DO CACÉM E DE ALVALADE, SOLICITANDO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A COLOCAÇÃO DE MAIS MÉDICOS E A PRESTAÇÃO DE MELHORES CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS E MANIFESTANDO-SE CONTRA O ENCERRAMENTO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO A DOENTES URGENTES NO CONCELHO DE SANTIAGO DO CACÉM

Os cuidados de saúde primários no concelho de Santiago do Cacém enfrentam graves dificuldades e insuficiências, resultantes do reduzido número de médicos e enfermeiros em exercício no centro e nas extensões de saúde.
Como se isso não bastasse, prepara-se o Governo, para, através da ARSS e a pretexto de uma pertença reestruturação, encerrar o SADU em Santiago do Cacém.
Face a esta situação, as Comissões de Utentes de Saúde de Alvalade, Cercal do Alentejo, Ermidas-Sado e a comissão de utentes de serviços públicos da freguesia de Santo André decidiram:

— Promover o presente abaixo assinado exigindo mais médicos e melhores cuidados de saúde primários em todo o concelho; — Manifestar a sua total oposição contra o encerramento do SADV de Santiago do Cacém.

Santiago do Cacém, 22 de Novembro de 2006.
O primeiro subscritor, José Domingos Silva Ferro.

Nota: — Desta petição foram subscritores 6484 cidadãos.

———

Páginas Relacionadas