O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

Sábado, 28 de Abril de 2007 II Série-B — Número 35

X LEGISLATURA 2.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2006-2007)

SUMÁRIO Votos (n.os 93 a 95/X): N.º 93/X — De pesar pelo falecimento do ex-Deputado Jorge Gama (apresentado pelo PS).
N.º 94/X — De pesar pelo falecimento de Alexandre Reigoto (apresentado pelo CDS-PP).
N.º 95/X — De pesar pela morte do ex-Presidente da Rússia Boris Ieltsin (apresentado pelo CDS-PP).

Página 2

2 | II Série B - Número: 035 | 28 de Abril de 2007

VOTO N.º 93/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO JORGE GAMA

No passado dia 22 de Abril faleceu em Valença, distrito de Viana do Castelo, António Jorge Gonçalves e Gama de Oliveira.
Natural daquela vila do Alto Minho, António Jorge Gama de Oliveira tinha 60 anos de idade e a sua biografia dá-nos conta de um percurso de vida com variados e bons exemplos de cidadania e dedicação à causa pública através do desempenho de diversas funções de natureza social e política.
Licenciado em Ciências da Comunicação, exerceu, durante a maior parte da sua vida, a profissão de técnico de alfândegas, desempenhando funções na Alfândega de Valença e, posteriormente, em Viana do Castelo, encontrando-se actualmente já na situação de aposentado desta actividade.
Como professor convidado, leccionou na Universidade Fernando Pessoa nas áreas de ciências da comunicação, marketing e ciências da administração.
A dinamização da vida associativa contou também com o contributo do cidadão António Jorge Gama de Oliveira que foi fundador e colaborador do Rotary Clube de Valença e da Associação Portuguesa de Comunicação Social.
Na Associação Nacional de Municípios desempenhou funções de membro do Conselho Fiscal, tendo, como autarca local e com manifesto empenhamento e elevado espírito de serviço público, exercido as funções de Presidente da Assembleia Municipal de Valença, cargo que ocupava desde 1998 até à data do seu falecimento.
Militante do Partido Socialista, António Jorge Gama de Oliveira integrou a lista de candidatos do PS a Deputados pelo círculo de Viana do Castelo nas eleições legislativas de 2002, vindo a exercer o mandato na IX Legislatura em 2004 e 2005, integrando a Comissão de Obras Públicas Transportes e Comunicações.
Reconhece-se, pois, que a vida de António Jorge Gonçalves e Gama de Oliveira foi um percurso marcado por bons exemplos de cidadania e serviço à comunidade, pelo que o seu falecimento provocou tristeza e consternação.
Por estes motivos a bancada do Partido Socialista, e estamos convictos a Assembleia da República, expressa o seu pesar pelo falecimento deste cidadão e apresentam à família as mais sentidas condolências.

Assembleia da República, 26 de Abril de 2007.
Os Deputados do PS: Jorge Fão — Rosalina Martins — Fátima Pimenta — José Junqueiro.

———

VOTO N.º 94/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ALEXANDRE REIGOTO

Morreu Alexandre Reigoto, professor, político e acérrimo defensor da liberdade. Na sua vida, Alexandre Reigoto participou e contribuiu para a construção da democracia em Portugal.
Foi Deputado à Assembleia da República na I, II e III Legislaturas.
Natural de Guiães, no distrito de Vila Real, dedicou grande parte da sua vida ao ensino em diversas escolas em Portugal e Moçambique. Destacou-se também na actividade associativa, tendo sido presidente do Grémio dos Industriais de Transportes de Automóveis Pesados de Moçambique.
Para além da agricultura, nomeadamente a avicultura e a vinicultura, dedicou-se também à hotelaria e à promoção do turismo na região de Vila Real.
A sua dádiva pessoal e cívica foi inestimável e intransigente na defesa dos valores e princípios humanistas.
Era um homem de sólida cultura que elegeu a dignidade humana como o ideal que norteou toda a sua vida.
A Assembleia da República manifesta o seu profundo pesar e consternação pelo desaparecimento de Alexandre Reigoto e apresenta as condolências à família.

Palácio de São Bento, 26 de Abril de 2007.
Os Deputados do CDS-PP: Pedro Mota Soares — Nuno Magalhães — Paulo Portas — João Rebelo — António Carlos Monteiro — Hélder Amaral — Abel Baptista — Nuno Teixeira de Melo — Telmo Correia — João Paulo Carvalho — Diogo Feio.

———

Página 3

3 | II Série B - Número: 035 | 28 de Abril de 2007


VOTO N.º 95/X DE PESAR PELA MORTE DO EX-PRESIDENTE DA RÚSSIA BORIS IELTSIN

Com 76 anos, morreu em Moscovo, na passada segunda-feira, Boris Ieltsin.
Boris Ieltsin, que governou a Rússia entre 1991 e 1999, foi o primeiro Presidente eleito democraticamente do período pós-comunismo. A sua ascensão ao poder marcou o fim da antiga União Soviética (URSS).
Representou uma época no seu país, foi uma referência chave no pós-comunismo. Enquanto Presidente enfrentou enormes desafios e mandatos difíceis, mas conseguiu aproximar o leste e o ocidente e ajudou a substituir o confronto pela cooperação.
Boris Ieltsin, apesar de polémico, foi uma grande personalidade da política russa e internacional, um corajoso defensor da liberdade, associado e recordado para sempre pela transição da Rússia de um regime opressor das liberdades para uma sociedade com maiores garantias de pluralidade.
Boris Ieltsin foi, sem dúvida, uma figura histórica numa época de grandes mudanças e desafios para a Rússia.
A Assembleia da República manifesta o seu pesar e consternação pela morte de Boris Ieltsin.

Palácio de São Bento, 26 de Abril de 2007.
Os Deputados do CDS-PP: Pedro Mota Soares — Nuno Magalhães — Paulo Portas — João Rebelo — António Carlos Monteiro — Hélder Amaral — Abel Baptista — Nuno Teixeira de Melo — Telmo Correia — João Paulo Carvalho — Diogo Feio.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×