O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 002 | 29 de Setembro de 2007


Os Deputados: Luís Marques Guedes (PSD) — Diogo Feio (CDS-PP) — Mota Amaral (PSD) — Alberto Martins (PS)— Luís Fazenda (BE) — Bernardino Soares (PCP) — António José Seguro (PS) — Heloísa Apolónia (Os Verdes).

———

VOTO N.º 108/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO GUALTER BASÍLIO

Gualter Basílio faleceu dia 11 de Agosto, em Lisboa, cidade onde nasceu. Tinha 78 anos e era gerente comercial. O seu compromisso político afirmou-se em 1958, na campanha de Humberto Delgado para as eleições presidenciais, então muito próximo dos meios católicos.
Participou em 1959 nos preparativos da malograda «revolta da Sé», tendo sido detido nessa sequência.
Preso e condenado, durante a prisão sofreu uma grave afecção torácica que o obrigou à ablação de um pulmão. Foi libertado condicionalmente em 1965, com residência fixa e limitação dos seus direitos fundamentais.
Foi Deputado à Assembleia Constituinte e na primeira sessão legislativa da I Legislatura.
Era membro do Grande Oriente Lusitano.
Gualter Basílio foi um combatente pela liberdade e participou na construção da democracia portuguesa, antes e depois do 25 de Abril, como homem público íntegro e corajoso.
A Assembleia da República presta homenagem à sua memória, apresenta um voto de pesar pelo falecimento de Gualter Viriato Nunes Basílio, endereçando, em nome de todos os grupos parlamentares, os mais sentidos votos de condolência à sua esposa, família e amigos.

Palácio de São Bento, 27 de Setembro de 2007.
Os Deputados do PS: Alberto Martins — Ricardo Rodrigues — Ana Catarina Mendonça — Pedro Nuno Santos.

———

VOTO N.º 109/X DE CONGRATULAÇÃO PELOS RESULTADOS OBTIDOS PELOS ATLETAS PORTUGUESES NOS MUNDIAIS DE ATLETISMO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL

A Selecção Nacional de Atletismo da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental (ANDDEM) obteve a melhor prestação de sempre num Mundial de Atletismo INAS-FID ao arrecadar 17 medalhas (cinco de ouro, cinco de prata e sete de bronze).
No 6.º Campeonato do Mundo, que decorreu entre 17 e 22 de Setembro, em Fortaleza, no Brasil, a equipa lusa foi ainda campeã do mundo na competição masculina pela quarta vez consecutiva e vice-campeã na competição feminina.
Em destaque na comitiva lusa esteve o atleta Lenine Cunha, ao ganhar seis medalhas (quatro de ouro e duas de bronze), por bater o recorde mundial do heptatlo e ao fazer o máximo europeu no triplo salto (com 14,60 m). Por tudo isto, foi ainda agraciado pela organização com o prémio de Melhor Atleta do Mundial.
Ao obter desta vez 17 medalhas, a Selecção Nacional superou as anteriores participações em Mundiais.
Em 2003, em Camberra, tinha arrecadado 13 medalhas e em Tunes, em 2005, 15 medalhas.
Portugal sagrou-se campeão pela quarta vez consecutiva em masculinos, com um total de 299 pontos, deixando a 100 pontos de distância a Polónia. Já em femininos, Portugal foi 2.º, com 216 pontos, a apenas três pontos da campeã Polónia.
Os atletas portugueses deram, uma vez mais, provas de estarem à altura de poderem competir com as melhores equipas do mundo.
Assim sendo, esta participação e o resultado final dos atletas portugueses é, sem dúvida, motivo para que a Assembleia da República congratule toda a Selecção Nacional de Atletismo da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental como forma de glorificar o trabalho de cada atleta e a dinâmica de uma selecção que representa Portugal.

Palácio de S. Bento, 27 de Setembro de 2007.
Os Deputados do CDS-PP: Diogo Feio — João Rebelo — Nuno Teixeira de Melo — Nuno Magalhães — António Carlos Monteiro — Paulo Portas — Pedro Mota Soares.

———

Páginas Relacionadas