O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 079 | 28 de Março de 2008

VOTO N.º 141/X(3.ª) DE CONDENAÇÃO E PESAR PELOS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO TIBETE

Considerando que, desde o passado dia 10 de Março, data em que se assinalaram 49 anos sobre a invasão chinesa do Tibete, a violência tem marcado aquela região. Desde então, têm sucedido confrontos entre as forças de segurança chinesas e a população tibetana, que provocaram um número de mortes e de feridos ainda indeterminado.
Sublinhando que a exacta determinação da gravidade destes acontecimentos, bem como um apuramento do número exacto de vítimas não é possível, designadamente porque as autoridades chinesas impediram a presença de observadores internacionais e determinaram a expulsão dos meios de comunicação e jornalistas presentes, no terreno.
Considerando ainda que a actuação das forças de segurança chinesas, documentada pelos raros meios de reportagem presentes no Tibete revela, inquestionavelmente, um uso de meios de coerção que se têm vindo a pautar pela desproporcionalidade, face a manifestações de natureza civil:

1.º — A Assembleia da República manifesta a sua preocupação com a escalada de violência no Tibete e apela ao respeito, em todas as circunstâncias, pelos Direitos Humanos e liberdades civis; 2.º — A Assembleia da República apela ainda ao estabelecimento do diálogo entre as autoridades chinesas e os representantes da população tibetana como forma de resolução pacífica deste conflito, condenando a utilização da violência; 3.º — A Assembleia da República manifesta também o seu pesar face às vítimas resultantes desta situação de conflito.

Palácio de S. Bento, 19 de Março de 2008.
Os Deputados do CDS-PP: Helder Amaral — Diogo Feio — Telmo Correia.

——— VOTO N.º 142/X(3.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CAMPEÃO DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO DE TIRO AOS PRATOS, JOSÉ FERNANDO CLETO

Na madrugada de 13 de Março, em consequência de um acidente de moto, faleceu, com apenas 26 anos de idade, José Fernando Cleto, campeão de Portugal, da Europa e do mundo de tiro aos pratos. Licenciado em gestão, casado há pouco mais de um ano, José Fernando Cleto iniciou-se muito novo na prática do tiro desportivo com arma de caça, revelando desde logo, juntamente com seu irmão Paulo, aptidões excepcionais, que viriam a fazer dele um dos mais brilhantes atiradores portugueses de todos os tempos.
Foi cinco vezes campeão nacional de juniores, uma vez campeão nacional absoluto, duas vezes vencedor da Taça de Portugal, dez vezes campeão nacional por equipas. Foi campeão da Europa de juniores e campeão da Europa absoluto, vencedor da Taça da Europa, três vezes campeão da Europa pela selecção de Portugal e uma vez campeão do mundo. Poucos atletas, nesta como em qualquer outra modalidade, conquistaram tantos títulos e tantas medalhas de ouro para o seu país em provas internacionais. Era, além disso, um campeão que o sabia ser. Ganhava sem arrogância e sabia perder, o que era raro, com naturalidade e desportivismo. Por isso e pelo seu modo de ser alegre e solidário, conquistou a simpatia e a admiração dos seus colegas. O seu funeral, realizado no passado dia 15, em Belas, constituiu uma impressionante manifestação de pesar.
A Assembleia da República presta homenagem a José Fernando Cleto e apresenta à sua família as suas mais sentidas condolências.

Palácio S. Bento, 26 de Março 2008.
Os Deputados do PS: Manuel Alegre — Alberto Martins.

———

Páginas Relacionadas