O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

41 | II Série B - Número: 130 | 19 de Julho de 2008

Pensamos, no entanto, que S. João de Tarouca tem mais para oferecer, pelas características do local, em termos paisagísticos e naturais.
Foram, aliás, essas especiais características, de algum isolamento e silêncio, de proximidade ao rio e à montanha que levaram os monges de Cister a escolher este lugar mágico para se fixarem em Portugal.
Muitas pessoas no País e no mundo valorizam a possibilidade de desfrutarem de momentos de contacto com a natureza e de recolhimento espiritual, fugindo ao ruído da vida moderna.
Falta, no entanto, um espaço de acolhimento desses potenciais visitantes, com condições de qualidade e conforto, que proporcione dias diferentes de lazer e de ocupação dos tempos livres.
A recuperação do Dormitório de S. João de Tarouca e sua reconversão em unidade hoteleira, à semelhança do que fizeram outros países da Europa, nomeadamente a vizinha Espanha, com sucesso e rentabilidade económica, daria a Tarouca e à região uma nova centralidade em termos turísticos, para além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades do Douro.
De facto, a criação desta unidade hoteleira seria uma mais-valia para a oferta turística do Douro Vinhateiro, neste momento uma clara aposta do País, inserindo-se numa estratégia de desenvolvimento regional e de criação de postos de trabalho.
Prevemos que a concretização deste investimento seria determinante para a criação de cerca de 100 postos de trabalho, directos e indirectos, sendo que tem havido manifestações de interesse no desenvolvimento deste projecto, por parte de potenciais investidores.
Assim, a reconversão do Dormitório do Mosteiro de S. João de Tarouca em unidade hoteleira, mantendo os traços da arquitectura original, constituiria uma fonte de criação de riqueza a nível local e regional. Os milhares de turistas que anualmente percorrem os socalcos do Douro Vinhateiro poderiam dormir no lugar onde séculos antes os monges de Cister repousaram.
A câmara municipal pretende contribuir para que este projecto se torne realidade, assim o queiram também o Governo e as forças políticas representadas na Assembleia da República, de modo a que o interior do País ganhe uma marca forte na oferta turística nacional e consiga gerar riqueza capaz de fixar as gentes que são a nossa razão de ser.
Assim, vêm por este meio, os subscritores deste documento solicitar a V. Ex.ª que:

a) Reconheça como de interesse para Portugal a reconversão do Dormitório do Mosteiro de S. João de Tarouca em unidade hoteleira; b) Recomende aos órgãos de soberania competentes a adopção das medidas legislativas e regulamentares necessárias à concretização deste projecto.

São João de Tarouca, 3 de Julho de 2008.
O primeiro subscritor, Presidente da Assembleia Municipal de Tarouca.

Nota: — Desta petição foram subscritores 10 895 cidadãos.
A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.

Páginas Relacionadas