O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 080 | 7 de Março de 2009

Palácio de São Bento, 4 de Março de 2009.
Os Deputados: Leonor Coutinho (PS) — José Cesário (PSD), Alberto Martins (PS), Fernando Rosas (BE), Maria José Gamboa (PS), Renato Leal (PS), José Vera Jardim (PS), Hélder Amaral (CDS-PP), José Lello (PS), Telmo Correia (CDS-PP), Teresa Moraes Sarmento (PS), Carlos Alberto Gonçalves (PSD), José Paulo de Carvalho (N insc.).

——— VOTO N.º 210/X (4.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PILOTO E ORGANIZADOR DE RALIS E PROVAS DE TODO-OTERRENO JOSÉ MEGRE

Foi com enorme consternação e pesar que tomámos conhecimento do falecimento, no passado dia 21 de Fevereiro, de José Megre, com 66 anos.
Nascido em 1942, José Megre licenciou-se em Engenharia Mecânica, com especialização em automóveis, em Londres, entre 1963 e 1966.
Após ter cumprido o serviço militar em Angola, na guerra colonial, trabalhou durante 30 anos no sector automóvel.
Foi piloto de velocidade, piloto de ralis — tendo participado em algumas provas do campeonato do mundo —, piloto de todo-o-terreno, preparador de automóveis, autor e apresentador de programas televisivos e escritor de três livros, desde 1960.
José Megre teve duas grandes paixões na sua vida, às quais dedicou o melhor da suas energia e inteligência: as corridas de automóveis e as viagens.
Para além da sua múltipla participação, enquanto piloto, em várias modalidades, José Megre marcou profundamente o desporto automóvel português. Fundou o Clube Todo-o-Terreno, o primeiro deste género, em 1982. Fundou e presidiu ao Clube Aventura, desde 1984. Foi empresário desportivo na organização de eventos todo-o-terreno desde 1986.
Nestas qualidades, foi responsável pela introdução em Portugal das competições todo-o-terreno, como a Baja Portalegre (1987), a Baja Portugal (1988), o Rally Transibérico (2005), a 24 Horas Todo-o-Terreno, 6 Horas e 3 Horas.
Enquanto viajante, percorreu o globo inteiro, faltando-lhe apenas conhecer o Iraque, tendo conduzido mais de 3 milhões de km fora de Portugal, em mais de 50 anos de viagens ininterruptas.
O falecimento de José Megre enlutou o desporto nacional, em particular o automobilismo, mas também a região da sua família, nos concelhos de Penamacor e de Idanha-a-Nova e, em particular, na freguesia de Águas, onde José Megre construía um museu do coleccionismo e do automóvel, num verdadeiro acervo da sua vida.
Numa época de turismo, José Megre pertencia a uma outra espécie, a do viajante. Como tal, o seu desaparecimento deixou mais tímido o nosso espírito de aventura, mais baça a nossa curiosidade, mais débil a vontade de assumir riscos e mais cansado o nosso desejo de mudança.
Partindo para uma última viagem, Megre priva-nos da sua saudável irrequietude e rebeldia.
A Assembleia da República presta sentida homenagem à memória de José Megre, manifesta profundo pesar pelo seu falecimento e endereça, em nome de todos os grupos parlamentares, os mais sentidos votos de condolência à sua família e amigos.

Palácio de São Bento, 4 de Março de 2009.
Os Deputados: Jorge Seguro Sanches (PS) — Hortense Martins (PS) — Alberto Martins (PS) — Hermínio Loureiro (PSD) — João Semedo (BE) — Francisco Madeira Lopes (Os Verdes) — António José Seguro (PS) — Marcos Sá (PS) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Ribeiro Cristóvão (PSD) — Maria Cidália Faustino (PS) — José de Matos Correia (PSD).

———

Páginas Relacionadas