O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 085 | 14 de Março de 2009

VOTO N.º 211/X (4.ª) DE CONGRATULAÇÃO PELOS PRÉMIOS ATRIBUÍDOS À INVESTIGADORA ELVIRA FORTUNATO

O European Research Council atribuiu a Elvira Fortunato o 9.º prémio na área das engenharias e ciências físicas pelo projecto Invisible. Com este projecto, que obteve a nota máxima, o nome da cientista portuguesa foi incluído na lista dos cinco melhores investigadores em electrónica transparente a nível mundial. Este é o maior prémio internacional atribuído, até hoje, a um investigador português nesta área, cujo trabalho é reconhecido a nível mundial.
Pela primeira vez, como resultado do trabalho desta investigadora portuguesa, pode usar-se uma folha de papel como transistor: a substituição do tradicional silício por óxidos para criar semicondutores à temperatura ambiente veio revolucionar as suas aplicações, ao mesmo tempo que as torna mais baratas e ecológicas. As maiores empresas internacionais têm-se mostrado muito interessadas nesta nova tecnologia, cujas utilizações abrem um novo mundo de possibilidades na área da electrónica descartável.
Elvira Fortunato dirige o CENIMAT, Centro de Investigação de Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desde 1998 e é, desde 2007, Directora do Laboratório Associado I3N (Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação). Este Centro foi fundado pelo insigne investigador Rodrigo Martins, que se empenhou em criar as condições para alcançar o patamar de excelência que tem hoje. O CINEMAT é uma referência mundial e inclui já o registo de 16 patentes, seis delas internacionais.
Com um currículo brilhante, Elvira Fortunato, para além, do prémio da European Research Council, recebeu, em 2005, o Prémio de Estímulo à Excelência Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia depois de, em 1999, ter sido considerada um dos 12 investigadores portugueses, com menos de 40 anos, com mais publicações científicas em Portugal. No próximo dia 14 de Março, na Figueira da Foz, receberá o prémio Seeds of Science na área de engenharia e tecnologia, atribuído pela revista de divulgação científica Ciência Hoje.
A Assembleia da República felicita a investigadora Elvira Fortunato e toda a sua equipa pelos êxitos alcançados e congratula-se pelos merecidos prémios atribuídos e pelo prestígio que esta cientista acrescentou à investigação científica portuguesa.

Palácio de São Bento, 12 de Março de 2009 Os Deputados: Odete João (PS) — Manuela Melo (PS) — Miguel Tiago (PCP) — Manuel Mota (PS) — Bruno Veloso (PS) — Paula Barros (PS) — Luísa Mesquita (N. insc.) — Pedro Duarte (PSD) — Helena Oliveira (PSD) — Fernando Jesus (PS) — Fátima Pimenta (PS) — André Almeida (PSD) — Ana Catarina Mendonça Mendes (PS) — António Galamba (PS) — Francisco Madeira Lopes (Os Verdes) — António José Seguro (PS) — José Paulo Carvalho (N. insc.) — Ana Drago (BE) — João Bernardo (PS) — Teresa Portugal (PS) — Isabel Coutinho (PS) — Fernanda Asseiceira (PS) — Isabel Vigia (PS) — Abel Baptista (CDS-PP) — Maria de Belém Roseira (PS) — Alberto Martins (PS) — Paulo Pedroso (PS) — Bravo Nico (PS) — Osvaldo Castro (PS).

——— VOTO N.º 212/X (4.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA JOÃO MESQUITA

O jornalista João Bernardo Bigotte Costa Mesquita faleceu ontem, com 51 anos de idade, vítima de cancro.
João Mesquita foi secretário da direcção do Sindicato dos Jornalistas entre 1984-1989 e depois presidente do sindicato durante dois mandatos, de 1989 até 1992. Foi ainda presidente do conselho geral do sindicato em 1995-96, tendo continuado a exercer funções no núcleo de Coimbra do mesmo sindicato.

Páginas Relacionadas