O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | II Série B - Número: 107 | 20 de Abril de 2009

No concelho de Tomar, a unidade industrial IFM - Indústria de Fibras da Madeira, SA, tem uma capacidade de produção de 90.000 tn/ano e emprega 240 pessoas, sendo a maior empregadora do concelho.
A Valbopan, Fibras de Madeira, SA, no concelho da Nazaré, tem uma capacidade de produção de 52000 m3 de MDF, emprega 70 pessoas e distingue-se pela sua estratégia de diferenciação e inovação.
Estas duas empresas possuem um perfil fortemente exportador mas vêem a sua laboração em perigo devido à falta de encomendas provocada pela crise internacional, necessitando de apoio para ultrapassar a conjuntura mantendo o emprego, nomeadamente pela possibilidade, já existente noutros sectores de actividade, de requalificar os seus trabalhadores.
A formação profissional permitirá, além de manter o emprego, preparar melhor os profissionais destas duas unidades Industriais dotando-os de melhores capacidades e aptidões, alavancando a actividade futura destas duas empresas.
São empresas estratégicas quer pela sua produção quer pelo volume de emprego que geram, a que acresce a localização em que se inserem e que faz delas marcos importantes da vida económica e social nos respectivos concelhos.
Tendo o Governo vindo a anunciar sucessivos apoios a diversos sectores industriais, como o automóvel ou o têxtil, pergunta-se: - Qual a estratégia do Governo relativamente ao sector das madeiras e seus derivados? - Que apoios podem ser dispensados, em tempo útil, a estas duas empresas? Palácio de São Bento, 15 de Abril de 2009.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2048/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Assunto: Apoios a sectores exportadores
Destinatário: Ministério da Economia e da Inovação

Páginas Relacionadas