O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 | II Série B - Número: 155 | 7 de Julho de 2009

Há um facto indesmentível! As Instalações da GNR de Anadia estão em condições muito deficitárias.
Infelizmente, há de tudo um pouco! Problemas ao nível da rede eléctrica e de canalização, infiltrações e humidades, e tectos falsos a ameaçar ruína, são alguns dos muitos problemas identificados.
No início do ano 2008, efectuaram-se alterações e algumas obras nas instalações, autorizadas pela extinta Brigada Territorial n.° 5. Alterações positivas mas ainda assim insuficientes. De facto, o rés-do-chão ficou destinado ao Posto Territorial е о andar superior, que antes servia de habitação ao comandante do posto, passou a ser ocupado pelo Destacamento Territorial.
Estamos a falar de instalações que albergam importantes órgãos territoriais da GNR.
Destaca-se a Equipa de Protecção da Natureza e do Ambiente (EPNA) e o Núcleo da Escola Segura (NES).
A EPNA tem competências para desenvolver acções de protecção ambiental e conservação da natureza, através da prevenção, detecção, fiscalização e repressão dos ilícitos ambientais, bem como executar acções de sensibilização ambiental.
O NES, que desenvolve o Programa Escola Segura é um modelo de actuação pró-activo, centrado nas escolas, que visa prevenir, evitar e reduzir a violência e insegurança no meio escolar envolvente.
A verdade é que estes dois indispensáveis órgãos continuam a trabalhar em condições exíguas e nada ideais.
Por outro lado, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC), outro departamento fundamental da GNR, também trabalha em condições longe do ideal.
De referir que neste espaço também se encontra instalada uma esquadra de cavalaria, que efectua patrulhamento em diversas áreas do distrito de Aveiro e, nesta época, dá uma ajuda preciosa na prevenção de incêndios nas zonas mais críticas do concelho de Anadia.
No alojamento dos militares a situação é surreal!

Páginas Relacionadas