O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série B - Número: 105 | 17 de Abril de 2010

Eleito Provedor de Justiça em 18 de Maio de 2000 e reeleito em 17 de Junho de 2004 foi, por inerência, Conselheiro de Estado.
Enquanto Provedor de Justiça foi Vice-Presidente da Federação Ibero-americana de Ombudsman nos biénios 2002-2003 e 2004-2005.
Foi agraciado com a Ordem de Mérito (Grande Oficial, 1994), com a Légion d'Honneur (Officier, 1995) e com a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo (2008).
Cessou funções, por renúncia ao cargo, em 3 de Junho de 2009.
Henrique Nascimento Rodrigues foi um democrata convicto, um homem firme e exigente na defesa dos direitos liberdades e garantias dos cidadãos. Deixou uma Provedoria de Justiça mais organizada e mais expedita na resposta aos cidadãos que a ela recorrem, como comprovam os relatórios anuais, exaustivos e de grande qualidade apresentados à Assembleia da República.
Deixa na vida pública portuguesa uma marca de seriedade, de rigor e de competência no exercício de todas as funções públicas que desempenhou e muito especialmente no cargo de Provedor de Justiça, que exerceu até ao limite das suas forças, com um imenso sacrifício pessoal e uma notável dignidade que a Assembleia da República agradece, reconhece e respeita.
A Assembleia da República expressa o seu profundo pesar pela morte de Henrique Nascimento Rodrigues e apresenta sentidas condolências à sua família.

Assembleia da República, 14 de Abril de 2010.
Os Deputados: José Pedro Aguiar Branco (PSD) — José Manuel Pureza (BE) — Francisco de Assis (PS) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Bernardino Soares (PCP) — Manuela Ferreira Leite (PSD) — Teresa Morais (PSD) — Pedro Mota Soares (CDS-PP) — Marques Júnior (PS) — Heloísa Apolónia (PEV) — Telmo Correia (CDS-PP) — Luís Fazenda (BE) — Filipe Neto Brandão (PS) — Rita Rato (PCP) — Ana Catarina Mendonça Mendes (PS) — Francisco Louçã (BE) — Osvaldo Castro (PS) — José Ribeiro (PS) — João Oliveira (PCP) — Duarte Pacheco (PSD).

———

VOTO N.º 42/XI (1.ª) DE PESAR PELAS VÍTIMAS DAS CHEIAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

As recentes cheias que ocorreram no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, foram mais um trágico exemplo de como os fenómenos naturais estão cada vez mais intensos e descontrolados. Os mais de 250 mortos já contabilizados e as previsões de cerca de 50 000 desalojados são números impressionantes e que nos deixam completamente esmagados pela incapacidade de fazer frente a estas intempéries cada vez mais devastadoras.
Estas fortes chuvadas, seguidas de diversos deslizamentos de terras e desabamentos de habitações, deixam-nos ainda mais consternados pois ainda muito recentemente Portugal e, mais concretamente a Região Autónoma da Madeira, viveram uma situação muito semelhante.
No meio da catástrofe importa também destacar o papel de milhares de heróis que abnegadamente lutam horas a fio para tentar encontrar sobreviventes ou apenas para recolher os corpos dos que faleceram. Importa realçar a dedicação e o empenho de todas essas pessoas, muitos populares, que tudo fazem para dar alguma esperança aos que tudo perderam num momento.
Assim, a Assembleia da República, deixa aqui à população do Rio do Janeiro a sua mais real solidariedade e às famílias dos falecidos deseja os seus mais sentidos votos de pesar.

Assembleia da República, 15 de Abril de 2010.
Os Deputados do PSD: Carlos Páscoa Gonçalves — Carlos Alberto Gonçalves — Joaquim Ponte — José Cesário.

———

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 105 | 17 de Abril de 2010 Assim, a Assembleia da República exprime
Pág.Página 3