O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 060 | 10 de Dezembro de 2010

instituições, nomeadamente na Associação Portuguesa de Economistas, na Associação Portuguesa de Analistas Financeiros e na Associação dos Oficiais da Reserva Naval. Era Presidente da Fundação LusoEspanhola.
Ernâni Lopes nunca deixou de pensar e reflectir sobre Portugal. Realçamos o estudo que coordenou O Hyperciuster da economia do mar que avaliou as potencialidades que este recurso criaria no nosso país.
Constituiu sempre uma das vozes mais credíveis na área da política económica. Deixa um legado de responsabilidade, credibilidade e profundo conhecimento para a sociedade portuguesa.
A Assembleia da República, reunida em Plenário, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Ernâni Lopes e expressa aos seus familiares as mais sinceras condolências.

Palácio de São Bento, 3 de Dezembro de 2010 Os Deputados do PS: Jorge Strecht — Mota Andrade — Jamila Madeira — Catarina Marcelino — Vítor Baptista — Miguel Laranjeiro — Eduardo Cabrita — Manuel Seabra — Ana Paula Vitorino — Hortense Martins — Jorge Seguro Sanches.

——— VOTO N.º 80/XI (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR ERNÂNI RODRIGUES LOPES

No dia 2 de Dezembro faleceu Ernâni Rodrigues Lopes.
Seriedade, honestidade intelectual, inteligência invulgar, visão estratégica são algumas das palavras que muitos proferiram nos últimos dias sobre Ernâni Lopes, as quais podem ser sintetizadas em duas únicas — Ernâni Lopes era um português de excelência.
Nascido em Lisboa em 1942, Ernâni Lopes licenciou-se em Economia pelo ISCEF em 1964, obtendo o doutoramento em Economia pela Universidade Católica Portuguesa em 1982.
A sua extensa vida profissional, quer no meio académico, quer no mundo empresarial, quer em funções públicas, ficou sempre caracterizada pelo seu empenhamento ilimitado, pela sua capacidade de trabalho e pelo seu sentido do dever.
Nos últimos anos, arredado da vida política, nunca deixou de intervir na defesa de causas que considerava estratégicas para Portugal, as quais sobrepunha sempre aos problemas conjunturais do País.
Católico praticante encontrou na fé a força para, enquanto lutava contra a doença, continuar a participar civicamente na nossa sociedade, com palavras que devem merecer a nossa reflexão.
De facto, Ernâni Lopes partiu.
Mas o seu exemplo, os seus alertas, o seu pensamento sobre Portugal perdurará no amanhã.
A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, manifesta o seu pesar pelo falecimento de Ernâni Rodrigues Lopes e endereça à sua família sinceras condolências.

Palácio de São Bento, 9 de Dezembro de 2010 Os Deputados do PSD: Manuela Ferreira Leite — Luís Menezes — Fernando Negrão — Duarte Pacheco.

———

VOTO N.° 81/XI (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR ERNÂNI RODRIGUES LOPES

Ernâni Rodrigues Lopes, um dos mais reputados economistas portugueses, faleceu aos 68 anos no passado dia 2 de Dezembro.
Seriedade, honestidade intelectual, inteligência invulgar, visão estratégica são algumas das palavras que muitos proferiram nos últimos dias sobre Ernâni Lopes, as quais podem ser sintetizadas em duas únicas — Ernâni Lopes era um português de excelência.

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 060 | 10 de Dezembro de 2010 VOTO N.º 77/XI (2.ª) DE CONGRATULAÇÃO
Pág.Página 2