O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série B - Número: 071 | 23 de Dezembro de 2010

— Melhoria da saúde mental dos professores; — Formação do pessoal docente e não docente.

Estes ganhos traduzem-se em menor abandono e absentismo escolares, menor número de retenções, aumento qualitativo de resultados, menos processos disciplinares, menor absentismo docente, maior comunicação com os serviços de saúde e de apoio social, maior sinergia de recursos (logo, menores gastos), menor indecisão vocacional (logo, menores transferências/abandono nos cursos de secundário/ profissionais), mais e melhor saúde sexual e reprodutiva, meпог consumo de substâncias psicotrópicas, maior participação dos diversos agentes educativos (logo, maior celeridade na resolução dos problemas), melhor preparação e adequação aos modelos de aprendizagem ao longo da vida e, logo, maior produtividade.
Em Portugal os psicólogos a trabalhar no contexto escolar têm, nos últimos anos, constituído um vínculo profissional precário e sem possibilidade de carreira. Além disso, a existência de serviços de psicologia efectivos nas escolas é ainda (e cada vez mais) uma realidade distante no nosso país, inviabilizando ou constrangendo desde logo a consecução dos ganhos referidos.
Deste modo, vimos requerer que, no âmbito das vossas funções, promovam a contratação efectiva e digna de psicólogos para trabalhar no contexto escolar, de modo a que todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do País possam brevemente ter em funcionamento os seus serviços de psicologia.

O primeiro subscritor, Jorge Humberto Silva Costa

Nota: — Desta petição foram 11 537 cidadãos.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 071 | 23 de Dezembro de 2010 INQUÉRITO PARLAMENTAR N.º 5/XI (2.ª)
Pág.Página 2
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 071 | 23 de Dezembro de 2010 da Defesa Adelino Amaro da Costa e do
Pág.Página 3