O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 175 | 23 de Março de 2012

Fruto da doença rara de que padecia, foi obrigado muito cedo a deixar a sua carreira de atleta. Porém, não deixou de se associar às mais diversas iniciativas e eventos para as quais o atletismo e o desporto nacionais solicitaram a sua colaboração.
O nome de António Leitão ficará para sempre perpetuado nos anais da história do desporto nacional e internacional.
Nos últimos dias lutou pela vida até à exaustão, mantendo mesmo nessa ocasião a sua postura tranquila e afável.
O País viu partir um homem bom, um cidadão dedicado a muitas causas coletivas e um atleta de excelência.
A Assembleia da República presta um merecido tributo à sua memória e endereça à sua família um voto de sentido pesar.

Assembleia da República, 21 de março de 2012 Os Deputados do PSD: Rosa Maria Arezes — Luís Montenegro — Pedro Pimpão — Amadeu Soares Albergaria — Bruno Coimbra — Isilda Aguincha — Carla Rodrigues — Maria Manuela Tender — Emídio Guerreiro — Duarte Marques — Nilza de Sena — Jorge Paulo Oliveira — Maria Paula Cardoso — Margarida Almeida — Maria Conceição Pereira — Paulo Cavaleiro.

———

VOTO N.º 54/XII (1.ª) DE CONDENAÇÃO PELOS ATENTADOS OCORRIDOS EM FRANÇA

A França e о resto do mundo acompanharam com choque e consternação o conjunto de atentados ocorridos naquele país, o último dos quais vitimou três crianças e um adulto numa escola judaica em Toulouse às mãos de um terrorista. De acordo com as investigações policiais, o mesmo homem havia posto fim à vida a três militares franceses, alegando atuar em nome da Al-Qaeda.
O terrorismo que matou crianças e adultos, militares e civis, e espalhou o pânico e o medo nas comunidades e nas famílias, visa aumentar a desconfiança entre etnias e religiões, espalhar a intolerância cultural e alimentar o ódio. Os franceses, como os restantes povos que vivem em liberdade e democracia, não se deixarão derrotar por estas práticas, pelos seus métodos e por um clima de medo generalizado: a liberdade vence sempre a tirania.
Estes crimes hediondos mostram que o terrorismo continua a ser uma ameaça nas sociedades europeias e que o antisemitismo não está definitivamente enterrado na história.
Revelam-se, por isso, essenciais os mecanismos ao alcance da autoridade do Estado de direito democrático preventivos do aumento do radicalismo e garantes da regular convivência entre comunidades.
Esta Europa construída sobre os escombros do ódio, da intolerância e do medo precisa de se manter erguida e continuar a lutar pelos valores que a viram nascer e crescer. Somos todos convocados a fazer parte dela e a reforçá-la diariamente.
Assim, a Assembleia da República:

Manifesta a sua mais veemente condenação pelos atrozes atentados em França e expressa o seu pesar às famílias das vítimas e ao povo francês, na certeza de que os valores da liberdade e da democracia triunfarão sobre o terrorismo como a tolerância triunfará sobre o ódio.

Lisboa, Palácio de São Bento, 22 de março de 2012 Os Deputados: Nuno Magalhães (CDS-PP) — Telmo Correia (CDS-PP) — Mónica Ferro (PSD) — Pedro Delgado Alves (PS) — António Rodrigues (PSD) — Carlos Zorrinho (PS).

———

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 175 | 23 de Março de 2012 VOTO N.º 52/XII (1.ª) DE PESAR PELO FALE
Pág.Página 2