O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | II Série B - Número: 234 | 16 de Junho de 2012

Apenas nos 3 primeiros meses deste ano, desde a entrada em vigor da taxa máxima do IVA para a Restauração e Bebidas, registaram-se mais 15 900 novos desempregados. Estes valores, se forem projetados para o total do ano 2012, atingem, e ultrapassam as previsões da AHRESP®, que previu uma perda de 47 000 postos de trabalho em 2012.
A AHRESP, cooperando na procura de alternativas estratégicas, está a propor ao Governo que tome medidas efetivas de apoio às empresas e à contratação, pois custa mais ao Estado português ter um trabalhador no desemprego, do que isentar a empresa do pagamento de TSU, ou seja, tem que se promover, com urgência, o choque fiscal proposto pela TROIKA, na TSU – Taxa Social Única, isto é:

■ Isentar de TSU a contratação dos desempregados; ■ Cada trabalhador que permanece no desemprego (18 meses) custa cerca de 14 000 € em subsídio de desemprego; ■ Se for contratado, com isenção total de TSU, o Estado:

o Poupa: ± 10.000C o Recebe TSU e IRS do trabalhador: ± 3.600C o Ganha por trabalhador: ± 13.600€

Casos e testemunhos reais de empresários A AHRESP tem vindo a ser confrontada por centenas de associados, totalmente desesperados com a atual conjuntura económica, sem clientes, e sem soluções para manter a sua atividade económica, e referindo que com o aumento do IVA é mesmo impossível continuar a trabalhar, e a única solução é mesmo fechar a porta e mandar os trabalhadores para o desemprego.
Transcrevemos um desses testemunhos, enviado à AHRESP: Venho por este meio perguntar se a petição para a taxa de IVA voltar para os 13% ainda está a decorrer.
Pois como proprietária de um restaurante, nomeadamente os meus pais e como TOC, nunca compreendi esta perseguição à restauração, sabendo que muita gente trabalha ilicitamente. Mas não é por estes que falo, mas sim pelos que cumprem.
Como TOC avisei todos os clientes desta situação, passando alguns para mensal, mas com a crise que todos atravessamos neste momento, não podemos alterar os preços, mesmo assim já perdendo clientes.
Todos nós temos todas as obrigações inerentes à atividade, como é do nosso conhecimento. Neste momento depois de apurados os IVA só tenho uma resposta dos clientes, não aguento, vou fechar, vou viver do quê. Sendo um setor que emprega tanta gente, o que vai ser mais deste País? Acho que não podemos baixar os braços, o meu tempo não é muito. Mas no que puder podem contar comigo. Nem que seja para recolher o máximo de assinaturas que possa.

A Divisão de Redação e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas