O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012

Este Serviço sempre gozou de grande prestígio junto da população. Sempre foi e ainda continua a ser um serviço que a população utiliza não só para assuntos fiscais, como para outros bem diversos, e de aconselhamento geral. Continua a ser frequente outros serviços e entidades fazerem um primeiro reencaminhamento para estas Finanças.
Este Serviço de um quadro de pessoal de 12 funcionários passou com a última reestruturação para 7 funcionários. Porém, atualmente só tem ao serviço 4 funcionários, onde de inclui o Chefe a tempo parcial, e provisoriamente até meados do ano, por após o último movimento de transferências, ter ficado a pertencer ao quadro do Serviço de Finanças de Arouca.
Com a publicação da reestruturação prevista no PRACE, aquando dos sucessivos movimentos de transferências da ex-DGCI, aquele Serviço foi perdendo funcionários. Uns venderam propriedades para se instalarem noutros concelhos, outros continuam diariamente a deslocarem-se, outros já perderam a esperança de voltar, o que é também uma mostra da deprimente situação deste concelho que se iniciou em 2003 com a queda da Ponte Hintze Ribeiro e com o encerramento da maior unidade industrial do concelho.
A população sente-se humilhada e deprimida pela contínua degradação concelhia, manifestando o desagrado pelo Estado ao prescindir de três postos de trabalho e obrigar um concelho a ter de se deslocar para outras finanças sem que para tal esses utentes tenham o mínimo de condições. As rodovias são do século XIX, abertas a pá e pica, cheias de curvas, onde só ases do volante se atrevem a fazer ultrapassagens.
Transportes públicos é como se não existissem. Sendo a população residente bastante idosa e muito pobre, acresce ainda que não dispõem de meios próprios de transporte.
Castelo de Paiva pertence ao distrito de Aveiro (0106), província do Douro Litoral, diocese do Porto.
Aquando da discussão da regionalização nacional, Castelo de Paiva foi um "caso de estudo", pois havia correntes que o pretendiam ligar ao Porto, Coimbra e Viseu! Fica mais perto do Porto, com o qual tem o quase único relacionamento, mas como tem características de interioridade uns pretendiam ligá-lo a Viseu, enquanto outros, que por estar perto do litoral, pretendiam ligá-lo a Coimbra.
O recrutamento militar era feito por Vila Real! Deste concelho vê-se Vila Nova de Gaia e da Serra de Santo Adrião vê-se o mar! Esta amálgama só demonstra a sua especificidade, pelo que não pode ser equiparado ou tratado como a generalidade do País. Com esta petição, a população do concelho, arredores e demais utentes solidários mostram assim que é imprescindível a manutenção deste serviço público.
Fazendo pesquisa de distâncias e tempo de deslocação no portal da Google entre este Serviço de Finanças e os mais próximos abstêm-se os seguintes valores:

Contabilizando porém as distâncias e tempos entre, por exemplo, a Zona Industrial de Pedorido, que fica na baixa do concelho, e aqueles Serviços de Finanças obtêm-se os seguintes resultados:

Consultar Diário Original

Páginas Relacionadas
Página 0015:
15 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012 Pedorido é uma freguesia com 11,96 km2
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012 Monte de Santo Adrião, com cerca de 640
Pág.Página 16