O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012

Em ambos os casos o tempo médio de percurso é baixo e a velocidade média elevada. Por exemplo no percurso Castelo de Paiva/Arouca (25,7 Km) a velocidade média é de 53 Km/h segundo o portal Google, mas só se for em rali, pois na prática se se conseguir uma velocidade média de 35 Km/h, o que nem é mau, demoram-se 44 minutos. Nesta estrada para Arouca é costume dos camionistas encostarem e pararem para se poder ultrapassar. Igualmente para Cinfães não se consegue o tempo do portal Google, mas em condução normal gastam-se também uns bons 45 minutos.
Tanto para Penafiel ou Paredes como para o Marco de Canaveses amiúde é-se confrontado com vários camiões e com uma enorme dificuldade de ultrapassagem. Pelo que aquele tempo, só com muita sorte, isto é, ultrapassando os limites legais de velocidade, sem apanhar trânsito e com os semáforos sempre verdes.

Parte В – Apresentação do concelho Ao fim de 108 anos encerram definitivamente as Minas de Carvão do Pejão no ano de 1994.
Mas em 1988 instala-se uma multinacional do calçado. Porém a partir de em 2001 ameaça deslocalizar-se para a Índia, até que encerra em 2003.
Conforme consta do gráfico abaixo, a população atual é inferior à de 1960! Verifica-se um restabelecimento na década de 90, mas com os fatídicos acontecimentos de 2003 verifica-se uma quebra populacional de 3,5%.
Mas o que o gráfico não reflete é a migração para Espanha, que tomou níveis considerabilíssimos!

Com isto, demonstra-se a vulnerabilidade do concelho a flutuações laborais. Com a perda dos maiores empregadores e por não haver nem alternativas nem perspetivas de futuro o surto imigratório reflete-se grandemente no desenvolvimento do concelho. A atividade rural já insignificante e insustentável, não assegura o mínimo de subsistência. Este concelho fica numa depressão entre montanhas, mas todo ele é montanhoso, pelo que as explorações agrícolas são sobretudo constituídas por pequenas leiras pouco viáveis à laboração por trator. Serve este pequeno parágrafo para mostrar que já só os mais idosos é que ainda vão trabalhando as terras, porque os mais novos não tendo emprego local não se dedicam à cultura da terra, mas porque não têm tempo. O que se verifica é que ao se deslocarem com as suas famílias vão incrementar a prática agrícola onde se instalam, não só no País como no estrangeiro, onde têm dado mostras de laboriosos e empenhados.

Consultar Diário Original

Páginas Relacionadas
Página 0015:
15 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012 Pedorido é uma freguesia com 11,96 km2
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012 Monte de Santo Adrião, com cerca de 640
Pág.Página 16