O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012

O concelho de Castelo de Paiva, situado na extrema faixa litoral norte, no distrito de Aveiro, está limitado geograficamente a norte, pelo rio Douro, que o separa do concelho do Marco de Canavezes, Penafiel e Gondomar; a Sul do concelho de Arouca por uma cordilheira de serras: a Serra Alta ou de Santo Adrião, Cerquidelo, Gamarão e a Serra da Vaia; serve-lhe de termo a Este, o rio Paiva, que o separa do concelho de Cinfães; a Oeste, é limitada pelo rio Arda, Serra do Cabeço de Sobreira e o Ribeiro de Areja, que o separa do concelho de Gondomar. É circunscrito por cordilheiras montanhosas, não sendo porém nem um vale nem elevado. É dotado de um microclima peculiar que lhe permite ter algumas espécies de fauna e flora únicas na Europa. É igualmente dotado em ter o rio considerado o mais limpo da Europa, o rio Paiva, com excelência de condições para a prática e treino de Rafting e Canoagem.

Este concelho possui características próprias, que o afastam do Litoral e o aproximam mais do interior.
Podemos dizer que Castelo de Paiva marca o início da interioridade, devido à sua localização, à sua evolução demográfica e à sua estrutura sectorial do emprego. É constituído por nove freguesias: Bairros, Fornos, São Pedro do Paraíso, Pedorido, Raiva, Real, Santa Maria de Sardoura, São Martinho de Sardoura e Sobrado.
Faz parte da sub-região do Vale do Sousa, integrada na NUTS III – Tâmega, da qual também fazem parte os concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
Consultar Diário Original

Páginas Relacionadas
Página 0015:
15 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012 Pedorido é uma freguesia com 11,96 km2
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012 Monte de Santo Adrião, com cerca de 640
Pág.Página 16