O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012

Monte de Santo Adrião, com cerca de 640 metros de altitude, servindo de partilha desta freguesia com o concelho de Arouca.
Santa Maria de Sardoura é uma freguesia com 10,63 km2 de área e 2538 habitantes (2011).
Densidade: 238,8 hab/km2. Situa-se na margem esquerda do Douro, entre a localidade de Entre-os-Rios e as freguesias de São Martinho de Sardoura e Sobrado.
Segundo alguns historiadores, o topónimo Sardoura é de origem árabe e significa andar à roda, ideia tomada das inúmeras voltas que o ribeiro descreve nos vales e colinas desta freguesia.
As inquirições de 1258 referem-se amplamente as terras de Sardoura, destacando que a Igreja Matriz era, nos inícios do século XVI, do Conde de Marialva, D. Francisco Coutinho.
O povoamento desta terra é muito recuado, a julgar pela existência de dois montes (S. Gens – 328 m) e (S.
Paúl – 350 m), cuja topografia os torna eminentemente próprios para a defesa castreja, pois estão afastados um do outro quase um quilómetro. Do cimo destas elevações desfruta-se uma paisagem magnífica sobre o Vale de Sardoura e sobre o rio Douro. Foi elevada a vila em 1 de julho de 2003.
São Martinho de Sardoura é uma freguesia com 3,75 km2 de área e 1931 habitantes (2011). Densidade: 514,9 hab/km2. Fica junto à margem esquerda do rio Douro.
Apesar de, já no fim do século XV e no início do século XVI, esta freguesia figurar como anexa à de Santa Maria de Sardoura, situação que se manteve até ao século XIX, a verdade é que a sua instituição paroquial é muito remota e não parece, de modo algum, ter tido origem a partir de outra igreja, que instituísse dentro do seu território. No artesanato regional, destaca-se que foi nesta freguesia que, por volta da década de quarenta, começou a ser dinamizada a arte de trabalhar o cobre, cujos trabalhos de decoração e utilidades são reconhecidos em todo o lado pela sua beleza.
Sobrado é uma freguesia com 5,33 km2 de área e 2784 habitantes (2011). Densidade: 522,3 hab/km2. É a freguesia sede do município e seu principal núcleo urbano.
Os testemunhos mais antigos da sua existência datam do século XI, sendo considerada uma abadia de apresentação do Marquês de Marialva. Este direito de padroado transitou depois para a Coroa Real e desta para a Casa de Bragança, situação que se manteve até 1758. Como reza a tradição, Sobrado teria sido terra natal dos progenitores de Santo António de Lisboa. A lenda diz que Martin de Bulhões, pai de Santo António, queria conquistar D. Teresa Taveira e para o fazer teve de se submeter a duras provas de costumes medievais, tendo ainda de se defrontar com um pretendente à mão de Teresa, que se chamava Dom Fafes.
Consta que este duelo, do qual saiu vencedor Martin de Bulhões, realizou-se no local onde se encontra o Marmoiral da Boavista.

Castelo de Paiva, 7 de maio de 2012.
O primeiro subscritor, Manuel Pereira Cardoso.

Nota: — Desta petição foram subscritores 5941 cidadãos.

———

PETIÇÃO N.º 141/XII (1.ª) APRESENTADA PELA COMISSÃO DE UTENTES DOS TRANSPORTES PÚBLICOS DE ODIVELAS, SOLICITANDO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ACESSO, EM TRANSPORTE PÚBLICO, AO HOSPITAL DE LOURES

Com a abertura do hospital de Loures (Hospital Beatriz Ângelo) a população do concelho de Odivelas passou a ser servida por aquele hospital.
Os transportes para a deslocação ao hospital são poucos e muito caros, o que na prática constitui um impedimento no acesso aos cuidados de saúde.

Páginas Relacionadas
Página 0015:
15 | II Série B - Número: 244 | 30 de Junho de 2012 Pedorido é uma freguesia com 11,96 km2
Pág.Página 15