O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 | II Série B - Número: 061 | 15 de Dezembro de 2012

famílias cada vez mais pobres e sem acesso a uma ação social escolar forte e eficaz, no disparar dos níveis de desemprego e instabilidade dos profissionais da Educação — docentes, técnicos superiores, assistentes administrativos e assistentes operacionais.
Uma redução, em 2013, do já parco orçamento da Educação é extremamente preocupante, ainda mais por ter lugar em pleno período de alargamento da escolaridade obrigatória, condenará ao fracasso os esforços para inverter os ainda elevados índices de insucesso e abandono escolares.
Acarretará também implicações, decerto muito negativas, na qualidade do ensino e agravará os problemas que já hoje se vivem.
Face a esta situação, os peticionários abaixo identificados manifestam o seu desacordo face a eventuais novos cortes orçamentais na Educação e consideram indispensável reforçar as verbas destinadas ao setor, tornando-as suficientes ao normal funcionamento das escolas e à promoção da qualidade do ensino.

Organizações promotoras FENPROF – Federação Nacional dos Professores CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais FNSFP – Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública SIEE – Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local CNIPE – Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação

Lisboa, 30 de outubro de 2012.
O primeiro subscritor: FENPROF, CONFAP, FNSFP, SIEE, STAL e CNIPE.

Nota: — Desta petição foram subscritores 10 224 cidadãos.

———

PETIÇÃO N.º 203/XII (2.ª) APRESENTADA PELA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR, SOLICITANDO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DO ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL

Considerando que: 1. O aneurisma da aorta abdominal (AAA), que consiste numa dilatação localizada e permanente da maior artéria do organismo – a aorta –, é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita; 2. Os principais fatores de risco para o aneurisma da aorta abdominal são: sexo masculino, idade avançada (mais de 65 anos), tabagismo, história familiar positiva, hipertensão, doença cardiovascular, dislipidemia e doença pulmonar obstrutiva crónica; 3. A maior parte das pessoas não sente quaisquer sintomas que possam indicar a existência desta doença; 4. A rutura de um aneurisma da aorta abdominal é fatal em 80 por cento dos casos; 5. Menos de 50 por cento dos casos em rutura chegam vivos ao hospital; 6. Segundo um estudo recente, 82 por cento da população portuguesa masculina com mais de 65 anos não sabe o que é um aneurisma da aorta; 7. A esmagadora maioria (89,3 por cento) não consegue identificar os fatores de risco associados a esta doença; 8. O AAA apresenta uma prevalência de cerca de 6% a 8% na população masculina nos países considerados desenvolvidos;

Páginas Relacionadas
Página 0019:
19 | II Série B - Número: 061 | 15 de Dezembro de 2012 9. O aneurisma de aorta abdominal é
Pág.Página 19