O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 | II Série B - Número: 066 | 22 de Dezembro de 2012

Desta forma, a reexpressão das demonstrações financeiras implicou a constituição de provisões relativas a estas responsabilidades no montante de 491.039 milhares de Euros e 424.914 milhares de Euros, respetivamente, correspondentes a 31 de dezembro de 2007 e 2006. Estas provisões foram registadas na rubrica ‘Provisões para outros riscos e encargos’.
Imóveis das carteiras dos fundos imobiliários Foi solicitada à Imocaixa – Gestão Imobiliária, S.A, em dezembro de 2008, uma avaliação dos imóveis detidos pelos fundos imobiliários geridos pela BPN Imofundos, cujas up´s integram a carteira do BPN. Com base nas avaliações efetuadas por esta entidade, foram identificadas menos valias potenciais face ao valor contabilístico dos imóveis nos fundos imobiliários. A afetação das menos valias dos imóveis por exercício foi efetuada com base na data de aquisição dos imóveis pelos fundos imobiliários. O impacto negativo nos capitais próprios do Grupo decorrente dessas avaliações ascende a 163.250 milhares de Euros e 132.806 milhares de Euros, respetivamente, em 31 de dezembro de 2007 e de 2006.
Ativos financeiros disponíveis para venda Até 31 de dezembro de 2007 a valorização dos Veículos de Investimento Estruturado (SIV) registadas na rubrica ‘Ativos financeiros disponíveis para venda’ era efetuada com base nas perdas efetivas. O Grupo alterou a forma de valorização desses títulos passando a adotar o Net Asset Value (NAV).
Abate de Ativos Intangíveis O abate relativo a ativos intangíveis está relacionado com a decisão de descontinuação do projeto Informático do Sistema ‘Core Banking’ denominado ‘Projeto Adamastor’, tendo sido rescindido em 2007 o contrato que existia com a entidade norueguesa responsável pelo seu desenvolvimento. O Grupo reconheceu agora com efeitos em 2007 um custo de 24.416 milhares de Euros relativos às despesas já incorridas no àmbito do ‘Projeto Adamastor’ acima referidas atravçs da rubrica ‘Gastos Gerais Administrativos’.
Reexpressão do perímetro de consolidação O Grupo efetuou a reexpressão do seu perímetro de consolidação com referência a 31 de dezembro de 2006. Foram incluídas todas as entidades que se encontravam fora do perímetro, mas que formalmente já existia o compromisso por parte do Grupo em adquirir essas participações aos seus detentores. As entidades incluídas na consolidação no âmbito da reexpressão foram as seguintes: CLIP Multi Strategy, BPN Valorização Patrimonial – FEI, BPN Diversificação- FEI, BPN Real Estate, BPN Imoglobal e BPN Imoreal. No caso dos dois últimos fundos, tratou-se de alterar o método de consolidação de equivalência patrimonial para consolidação pelo método integral.
Provisão para o montante depositado no Investec Bank O Grupo reconheceu imparidade relativamente ao montante depositado em 2007 junto do Investec Bank, dado como colateral a financiamentos concedidos a empresa do Grupo SLN e a uma outra sociedade, no montante de 17.000 milhares de Euros.
Impostos diferidos ativos De acordo com o ‘IAS 12 – Impostos sobre lucros’, os impostos diferidos ativos devem ser registados atç ao montante em que seja provável a existência de lucros tributáveis futuros que permitam a utilização das correspondentes diferenças tributárias dedutíveis ou prejuízos fiscais.
Face às dúvidas quanto à recuperabilidade dos impostos diferidos ativos registados nas contas estatutárias em 31 de dezembro de 2006 e 2007, os mesmos foram integralmente anulados.
Valorização de ações da SLN detidas pelo CLIP Multi Strategy Em 31 de dezembro de 2007, o Fundo CLIP Multi Strategy detinha 5.527.182 ações da SLN cujo custo de aquisição ascendia a 9.916 milhares de Euros e cujo valor contabilístico ascendia a 11.054 milhares de Euros.
A provisão adicional constituída em 2007 é de 10.063 milhares de Euros.
Provisões para compromissos de taxa As rendibilidades geradas durante o ano de 2007 pelos ativos afetos à representação das provisões matemáticas da Real foram significativamente inferiores às taxas garantidas aos clientes pela generalidade dos contratos em vigor. Foi assim constituída uma provisão para compromissos de taxa, no montante de 9.686 milhares de Euros.

Páginas Relacionadas